Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/930
Título: Percepção ambiental dos alunos de ensino fundamental II da cidade Esperança com relação aos resíduos sólidos
Autor(es): Souza, Marília Zulmira Sena de
Palavras-chave: Poluição ambiental
Resíduos sólidos
Educação básica
Data do documento: 14-Jun-2013
Resumo: O uso inadequado do meio ambiente leva a problemas caóticos, que interferem na sustentabilidade do planeta, desequilibrando e dificultando a sobrevivência de muitos seres vivos. A produção exagerada de resíduos sólidos é um dos fatores primordiais para o agravamento dessa problemática, uma vez que esses materiais são acumulados e acondicionados em locais indevidos, propiciando o aparecimento de doenças, empobrecimento do solo, contaminação das águas e agravamento da poluição da atmosfera. Partindo dessa premissa, o presente trabalho busca Identificar os principais resíduos descartados pelos alunos em duas escolas de ensino fundamental II, analisando a percepção ambiental dos mesmos com relação ao descarte dos resíduos sólidos, com alunos de faixa etária entre 10 a 19 anos na cidade de Esperança - PB. O trabalho realizado consta de uma pesquisa participativa envolvendo 200 estudantes, do ensino fundamental II.O desenvolvimento do trabalho foi realizado em duas etapas: Participação dos estudantes com o preenchimento dos questionários e reflexão sobre os riscos dos resíduos ao meio ambiente e uma oficina de reaproveitamento dos resíduos. De acordo com os dados obtidos o resíduo mais descartado pelas duas instituições de ensino foi o copo descartável com (35%) pública e (40%) privada, com relação à percepção dos estudantes acerca do tempo de decomposição dos resíduos a borracha foi o resíduo mais citado pela pública (40%) e o vidro pela privada (34%). Comparando-se ainda os resultados no que diz respeito à orientação dos pais sobre essa problemática ambiental, verifica-se que em ambas as instituições a maioria dos pais não tem uma participação efetiva sendo (69%) privada e (57%) pública. A maioria dos alunos afirmou que toda a informação que recebem é proveniente dos professores, principalmente do professor de ciências (55%) privada e (62%) pública; e do professor de geografia((40%) privada e (38%) pública.Nenhuma das instituições possui um programa de coleta seletiva. Dentre os principais impactos elencados pelos alunos destacam-se a poluição da água e do ar, por ambas as instituições.quanto a melhor forma de reaproveitar os resíduos os alunos destacaram a reciclagem sendo o método mais viável. Na oficina de reaproveitamento,os alunos puderam na prática observar que os resíduos diariamente descartos por eles mesmos poderiam ter outra finalidade. Dessa forma fica claro há necessidade de uma intervenção em educação ambiental, tentando unir elos que muitas vezes são ignorados pela comunidade escolar, a fim de gerar cidadãos mais conscientes e preocupados em tornar o nosso planeta mais sustentável, pois só dessa forma que se pode atingir uma melhor qualidade de vida.
Descrição: SOUZA, M. Z. S. de. Percepção ambiental dos alunos de ensino fundamental II da cidade Esperança com relação aos resíduos sólidos. 2011. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/930
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marília Zulmira Sena de Souza.pdfMarília Zulmira Sena de Souza6.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.