Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9329
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Maria do Carmo Almeida de | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-05T14:09:51Z | - |
dc.date.available | 2016-04-05T14:09:51Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9329 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Maria do Carmos Almeida de. Homossexualidade na escola: discursos que emergem em uma escola pública da cidade de Sumé-PB. 2014. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem o objetivo de investigar de que forma o tema da homossexualidade e o/a estudante homossexual são tratados no espaço da EEEFM Professor José Gonçalves de Queiroz, na cidade de Sumé – PB. De maneira mais específica, analisamos se há abordagens (pedagógicas ou não) acerca do tema na escola e se professores/as, alunos/as e gestoras costumam cultivar a inclusão ou a exclusão de gays e de lésbicas. Além disso, procuramos identificar discursos que evidenciem preconceito e homofobia na escola. Por meio da aplicação de um questionário contendo 23 perguntas para discentes e 24 para docentes e gestoras, foi realizada uma pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa e qualitativa, buscando identificar os objetivos propostos. Os resultados do estudo indicam que ainda não há um devido enfoque do tema da homossexualidade na escola pesquisada, o que gera falta de conhecimentos e, consequentemente, preconceitos por parte da maioria dos/as integrantes dessa instituição. Identificamos certo despreparo nos/as professores/as e gestoras, o que impede um tratamento adequado do tema. Por conseguinte, os/as educandos/as também não estão preparados para lidar com o assunto, muito menos para conviver harmoniosamente com homossexuais, já que não recebem informações sobre isso em casa nem na escola. Logo, vêse que é decisivo o papel da escola na promoção do bom convívio entre as diversas formas de sexualidade, de modo a combater os inúmeros casos de homofobia, tão recorrentes atualmente, haja vista que é através do conhecimento que se tornará possível lutar contra todas as formas de violência, de comportamentos discriminatórios e preconceituosos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Francisco Vítor Macedo Pereira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Homossexualidade-Escola | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Homofobia | pt_BR |
dc.title | Homossexualidade na escola: discursos que emergem em uma escola pública da cidade de Sumé-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - MARIA DO CARMO ALMEIDA DE OLIVEIRA.pdf | 1.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.