Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9332
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lopes, Suelita de Azevedo Xavier | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-05T14:11:47Z | - |
dc.date.available | 2016-04-05T14:11:47Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.114 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9332 | - |
dc.description | LOPES, Suelita de Azevedo Xavier. Relação educação e cidadania na escola. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação é parte fundamental na mudança de um contexto social, bem como na formação de uma sociedade mais justa e equânime, onde os professores são a peça principal nesse processo de formação cidadã da criança. A partir desse pressuposto, o presente texto monográfico apresenta uma discussão teórica sobre a importância da formação cidadã dos alunos, por meio da contribuição de vários aspectos, principalmente aqueles desenvolvidos no âmbito escolar. Para isso, o texto está dividido em três partes: no Capítulo I discutimos o histórico e conceito de cidadania, perscrutando o surgimento de tal conceito da idade antiga, particularmente na Grécia e Roma antiga, passando pelo período medieval, pela época do liberalismo, até a contemporaneidade, destacando uma evolução considerável no que concerne aos aspectos de cidadania. No Capítulo II enfocamos a cidadania no contexto da Constituição Federal de 1988, particularmente enfocando os quatro direitos do que ela trata: Direitos Individuais, Direitos Sociais, Direitos Econômicos e Direitos Políticos. Finalmente, o último Capítulo discorre sobre a relação educação e cidadania, ou educação para a cidadania, apresentando o professor enquanto mediador imprescindível nesse processo e o tema Cidadania enquanto eixo vertebrador nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Desta forma, podemos concluir o quanto é importante a relação interpessoal cotidiana para a formação de um cidadão, bem como a transmissão desses valores ao longo da vida. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Íris Maria Barbosa Alves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Relação educação-escola | pt_BR |
dc.subject | Criança cidadã | pt_BR |
dc.title | Relação educação e cidadania na escola | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - SUELITA DE AZEVEDO XAVIER LOPES.pdf | 588.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.