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dc.contributor.authorLeite, Teófilo Amorim-
dc.date.accessioned2016-04-05T14:14:18Z-
dc.date.available2016-04-05T14:14:18Z-
dc.date.issued2014-03-19-
dc.identifier.otherCDD 370.19-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9335-
dc.descriptionLEITE, Teófilo Amorim. A educação do campo e sua inserção na agenda prática educacional brasileira: uma análise sobre o processo desenvolvido no município de Teixeira, Estado da Paraíba. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractTrata-se exploratório, através do qual procurou avaliar o desenvolvimento da educação rural no município de Teixeira, Estado da Paraíba. Verificou-se que durante muitos anos a educação destinada às classes populares do campo, vinculou-se a um 'modelo importado’ da educação urbana e ao mesmo tempo esteve a serviço do interesse das oligarquias rurais e das oligarquias agrário-industriais e que somente a partir de 1934 foi que a educação rural passou ser assistida e valorizada. Na década de 1960, o sistema formal de Educação Rural sem condições de autossustentação, quer pedagógica, quer administrativamente, quer financeira, entrou num processo de deterioração, submetendo-se aos interesses urbanos. Entretanto, a atual Lei de Diretrizes e Bases (Lei n° 9394/96), promove a desvinculação da escola rural dos meios e da performance escolar urbana, exigindo para a primeira um planejamento interligado à vida rural e de certo modo desurbanizado. No que diz respeito aos dados colhidos na presente pesquisa, estes se mostram conflitantes, de forma que os professores que atuam na zona urbana têm um entendimento bastante divergente das opiniões defendidas pelos professores que promovem a educação no meio rural. Enquanto que os primeiros acham que a educação rural no município de Teixeira-PB caracteriza-se como sendo um processo educativo que não possui uma vinculação com o próprio meio onde se desenvolve, embora se apresentando de forma positiva, os educadores que atuam no meio rural acham que a educação rural no seu município é um processo atrasado. Assim, quando se analisa os dados colhidos juntos aos professores que exercem suas atividades no meio rural, esses mesmos dados revelam opiniões completamente opostas, o que leva a conclui-se que quem de perto vivencia os problemas relacionados à educação rural conhecem suas dificuldades, sabem de suas limitações e entendem que as propostas até agora apresentadas não trouxeram contribuições positivas ao desenvolvimento dessa modalidade educativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Djane de Fátima Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectMunicípio de Teixeirapt_BR
dc.titleA educação do campo e sua inserção na agenda prática educacional brasileira: uma análise sobre o processo desenvolvido no município de Teixeira, Estado da Paraíbapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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