Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9336
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Jean Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-05T14:14:57Z | - |
dc.date.available | 2016-04-05T14:14:57Z | - |
dc.date.issued | 2014-06-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 306.484 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9336 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Jean Rodrigues de. A cultura da ostentação nas músicas de forró eletrônico: um estudo à luz da simbologia cultural. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem a pretensão de compreender, à luz da teoria americana da simbologia cultural, os significados culturais produzidos pelos símbolos de ostentação de riquezas no gênero musical forró eletrônico. Para tanto, analisa-se algumas letras de músicas de bandas de forró eletrônico consagradas midiaticamente. Por meio da pesquisa qualitativa, baseia-se nas teorias de Geertz (2013) e White (2009) sobre cultura. Acerca do fenômeno forró, serão imprescindíveis para esta pesquisa os estudos de Trotta (2009), Costa (2012) entre outros de relevante importância. Ainda, procura-se investigar por que padrões de comportamentos como a ostentação de bens materias são comumente cantados nas músicas de forró da contemporaneidade; compreender qual o objetivo dos sujeitos nas letras das músicas de forró eletrônico de ostentar riquezas; saber quem são o homem e a mulher em tais músicas. Após a análise das letras, constatou-se o forró eletrônico propaga uma cultura de estilo jovem, urbano, playboy, que canta ostentação e prazeres sexuais, deixando de lado o sertanejo sofredor, vítima da seca do antigo pé-de-serra. A Indústria Cultural mudou o forró para sugerir e espelhar uma nova cultura às pessoas: a cultura do consumo, do luxo e vaidade, a qual as pessoas valem o que elas ostentam. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: José Luciano Albino Barbosa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Forró eletrônico | pt_BR |
dc.subject | Indústria cultural | pt_BR |
dc.title | A cultura da ostentação nas músicas de forró eletrônico: um estudo à luz da simbologia cultural | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - JEAN RODRIGUES DE OLIVEIRA.pdf | 1.65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.