Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9337
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGóis, Vagna Lúcia Salviano de-
dc.date.accessioned2016-04-05T14:16:02Z-
dc.date.available2016-04-05T14:16:02Z-
dc.date.issued2014-07-19-
dc.identifier.otherCDD 370.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9337-
dc.descriptionGÓIS, Vagna Lúcia Salviano de. Dificuldades de leitura e escrita no 6º ano e a responsabilidade do professor de língua portuguesa. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractO Brasil é um país que vem lutando há anos por uma educação de qualidade, criando programas e investindo em bons projetos para conseguir este objetivo, embora os resultados nem sempre têm sido positivos nem os esperados pela sociedade. Os problemas de dificuldades de aprendizagem surgem principalmente na transição da criança do ensino fundamental I para o 6º ano do ensino fundamental II tendo em vista que as crianças chegam a esta série com um nível de aprendizagem muito abaixo do esperado. Foi pensando nesta problemática que esta pesquisa se realizou, através de questionários aplicados a professores, análise e observações de quatro turmas: duas do 5º ano e duas do 6º ano visando especificamente Língua Portuguesa nos eixos de leitura e escrita. Observamos o meio cultural, familiar, escolar e, principalmente, a metodologia e didáticas empregadas pelo educador. Este trabalho torna-se de grande importância, partindo da constatação de que a aprendizagem começa muito cedo e a alfabetização se desenvolve principalmente nos primeiros anos de escola. Por isso a observação no 5º ano que é a série final desse processo para ingresso no 6º ano, momento em que é detectado o problema de aprendizagem em leitura e escrita cujos reflexos, se não trabalhado e corrigido a tempo, se darão nas séries seguintes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Adalberto Teixeira Rodriguespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDificuldadespt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleDificuldades de leitura e escrita no 6º ano e a responsabilidade do professor de língua portuguesapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - VAGNA LUCIA SALVIANO DE GOIS.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.