Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/933
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Luana Dias de | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-14T13:18:33Z | - |
dc.date.available | 2013-06-14T13:18:33Z | - |
dc.date.issued | 2013-06-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 510 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/933 | - |
dc.description | ARAÚJO, L. D. de. Resolução e reformulação de problemas matemáticos envolvendo temas sócio-políticos. 2012. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | A resolução de problemas matemáticos é uma das metodologias de ensino fundamental para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da Matemática. No entanto, não é de hoje que é possível se observar a visível dificuldade dos alunos em relação ao uso desta metodologia em sala de aula. A reformulação de problemas matemáticos é uma ferramenta muito importante no âmbito da aprendizagem dos alunos, ao estimulá-los à criatividade fazendo com que os mesmos passem a observar a Matemática de forma diferente da que estão acostumados e o uso de Temas SócioPolíticos em problemas matemáticos também podem desenvolver a curiosidade sobre a abordagem da Matemática em cada problema. Neste sentido, a pesquisa por nós efetuada teve como objetivos descrever como os alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual resolvem, reformulam e solucionam problemas matemáticos envolvendo Temas Sócio-Políticos; identificar o pensamento crítico dos alunos; os modos como eles resolvem os problemas propostos e os elementos da criatividade durante a resolução e reformulação de problemas matemáticos. Para alcançar esses objetivos foi proposto, no desenvolvimento da metodologia, a aplicação de um Questionário Prévio, a Resolução de Problemas Matemáticos envolvendo Temas Sócio-Políticos e em seguida a Reformulação dos problemas iniciais. Por fim, a resolução dos problemas reformulados. A pesquisa com os alunos foi realizada no decorrer de março de 2012. Os resultados apontaram avanços consideráveis, significativos, observados através da utilização de processos de resoluções com a utilização de estratégias obtidas com e sem o auxilio de algoritmos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Kátia Maria de Medeiros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Problemas matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Resolução e reformulação de problemas matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Temas sócio-políticos | pt_BR |
dc.title | Resolução e reformulação de problemas matemáticos envolvendo temas sócio-políticos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Luana Dias de Araújo.pdf | PDF - Luana Dias de Araújo | 1.63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.