Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/933
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Luana Dias de-
dc.date.accessioned2013-06-14T13:18:33Z-
dc.date.available2013-06-14T13:18:33Z-
dc.date.issued2013-06-14-
dc.identifier.otherCDD 510-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/933-
dc.descriptionARAÚJO, L. D. de. Resolução e reformulação de problemas matemáticos envolvendo temas sócio-políticos. 2012. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractA resolução de problemas matemáticos é uma das metodologias de ensino fundamental para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem da Matemática. No entanto, não é de hoje que é possível se observar a visível dificuldade dos alunos em relação ao uso desta metodologia em sala de aula. A reformulação de problemas matemáticos é uma ferramenta muito importante no âmbito da aprendizagem dos alunos, ao estimulá-los à criatividade fazendo com que os mesmos passem a observar a Matemática de forma diferente da que estão acostumados e o uso de Temas SócioPolíticos em problemas matemáticos também podem desenvolver a curiosidade sobre a abordagem da Matemática em cada problema. Neste sentido, a pesquisa por nós efetuada teve como objetivos descrever como os alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual resolvem, reformulam e solucionam problemas matemáticos envolvendo Temas Sócio-Políticos; identificar o pensamento crítico dos alunos; os modos como eles resolvem os problemas propostos e os elementos da criatividade durante a resolução e reformulação de problemas matemáticos. Para alcançar esses objetivos foi proposto, no desenvolvimento da metodologia, a aplicação de um Questionário Prévio, a Resolução de Problemas Matemáticos envolvendo Temas Sócio-Políticos e em seguida a Reformulação dos problemas iniciais. Por fim, a resolução dos problemas reformulados. A pesquisa com os alunos foi realizada no decorrer de março de 2012. Os resultados apontaram avanços consideráveis, significativos, observados através da utilização de processos de resoluções com a utilização de estratégias obtidas com e sem o auxilio de algoritmos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Kátia Maria de Medeirospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProblemas matemáticospt_BR
dc.subjectResolução e reformulação de problemas matemáticospt_BR
dc.subjectTemas sócio-políticospt_BR
dc.titleResolução e reformulação de problemas matemáticos envolvendo temas sócio-políticospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana Dias de Araújo.pdfPDF - Luana Dias de Araújo1.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.