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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Adelmo Jovelino-
dc.date.accessioned2016-04-05T15:25:13Z-
dc.date.available2016-04-05T15:25:13Z-
dc.date.issued2014-11-22-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9347-
dc.descriptionARAÚJO, Adelmo Jovelino. Os desafios da educação do campo: um olhar sobre a Escola Vereador Manoel Cosmo de Oliveira, Sertãozinho-PB. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractO processo de construção de bases políticas para a educação do campo no Brasil, sempre foram relegadas pelo poder público, principalmente quando falamos da questão da formação de uma política pública educacional que trouxesse dentro de sua composição a verdadeira identidade de uma educação voltada para a população camponesa. Pelo que podemos observar, parafraseando autores como, Kolling, Néry e Molina (1999), Arroyo e Fernandes (1999), Caldart (2002; 2008), Santos (2008) e outros que fazem parte da Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo, percebemos que a história da educação do campo no Brasil passou por uma série de desafios que só começaram a ser superados no momento em que os movimentos sociais se uniram à organizações não governamentais com o objetivo comum de transformar a educação do campo brasileira, antes uma simples reprodução da educação das cidades que foram trazidas para o campo com o intuito de manter o poder das elites capitalistas, em uma educação libertária que pudesse fazer do campo um espaço de produção de conhecimento e de sua população uma gente livre que fosse capaz de manter sua identidade e transmiti-la as suas futuras gerações. Os primeiros desafios sobre a elaboração de um plano educacional voltado para a educação do campo foram superados e hoje temos várias políticas educacionais que dão sustentação a identidade educacional da população camponesa. Agora o desafio maior é fazer com que esses planos sejam cumpridos de forma que o que foi conquistado não seja de repente tirado daqueles que tanto esperaram e lutaram para ter um pouco de dignidade. Durante a realização de nosso trabalho tivemos a oportunidade de visitar todas as escolas do campo no município de Sertãozinho – PB, com foco central na Escola Vereador Manoel Cosmo de Oliveira, nesse curto período de vivencia na referida escola observamos que ainda encontramos muitos desafios que interferem na efetivação da educação do campo, problemas esses que também são apontados por outros pesquisadores da temática ao qual podemos dialogar. Dessa forma, percebemos a cada dia o surgimento de novos desafios que comprometem todo o projeto de desenvolvimento da educação do campo e é por essa razão que não podemos cruzar os braços ficar a admirar o que foi conquistado, temos que continuar com as lutas e superar os novos desafios que surgem, para assim termos uma verdadeira educação para o campo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Belarmino Mariano Netopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.titleOs desafios da educação do campo: um olhar sobre a Escola Vereador Manoel Cosmo de Oliveira, Sertãozinho-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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