Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9354
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Carlos Alberto Virgínio | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-06T16:32:15Z | - |
dc.date.available | 2016-04-06T16:32:15Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 577.07 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9354 | - |
dc.description | BARBOSA, Carlos Alberto Virgínio. EJA, educação ambiental e resíduos sólidos: uma contribuição interdisciplinar. 2014. 95f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A gestão dos resíduos sólidos é um impasse generalizado em todo o território nacional, bem como a condução correta da Educação e Jovens e Adultos (EJA). A questão na escala local do município de Conde não se distingue significativamente dos demais municípios brasileiros. Este trabalho caracteriza, diagnostica, avalia e sugere caminhos para a amenização ou resolução dos problemas decorrentes, tanto da gestão lixo, quanto da falta de compromisso dos poderes públicos com EJA na Comunidade da Pousada do Conde, também no que tange a ausência da Educação Ambiental. A metodologia utilizada demandou revisão bibliográfica da EJA, da legislação e da gestão dos resíduos sólidos e coleta de documentos públicos. Ainda foram aplicados doze questionários com os alunos e alunas da Escola Municipal Manoel Paulino, representando estatisticamente a população de alunos da modalidade de ensino em questão. Complementando o trabalho foram realizadas visitas em órgãos públicos municipais, estaduais, bem como estudo de campo, entrevistas e registros fotográficos do objeto de estudo. Os resultados do trabalho indicam que as autoridades não se preocupam e não dão valor necessário a resolução da questão, constatando-se o improviso e a insuficiente capacidade de gerir bem o lixo produzido na comunidade e a Escola de EJA, pois são altos os índices de evasão. Agrava-se este fato a ausência de participação afirmativa da comunidade. Sugerem-se medidas a curto, médio e longo prazo, considerando a importância da inserção da Educação Ambiental de forma efetiva, com o propósito da promoção do desenvolvimento sustentável. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria de Fátima Ferreira de Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Resíduos sólidos | pt_BR |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | EJA, educação ambiental e resíduos sólidos: uma contribuição interdisciplinar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Carlos Alberto Virgínio Barbosa.pdf | PDF - Carlos Alberto Virgínio Barbosa | 3.77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.