Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9359
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cantalice, Raissa Celine Souto | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-06T19:13:07Z | - |
dc.date.available | 2016-04-06T19:13:07Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 613.707 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9359 | - |
dc.description | CANTALICE, R. C. S. A avaliação física no contexto da Educação Física Escolar: Uma revisão. 2015. 20f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A prática regular de atividades físicas sistematizadas nas escolas pode contribuir para a melhoria de diversos componentes da aptidão física relacionada à saúde dos alunos, no entanto, por mais que essas melhorias representem um avanço, no que diz respeito a popularização entre jovens, da prática de atividade física, elas adotam uma abordagem essencialmente biológica da questão, omitindo aspectos de fundamental importância para a adesão ao exercício físico, como os socioeconômicos, culturais e, sobretudo, os aspectos biológicos pregressos dos escolares. Neste contexto, avaliação física é um importante artifício para a prática física no ambiente escolar, pois, além de subsidiar uma prática física segura e isenta de riscos, contribui para a obtenção de importantes informações que possam favorecer a melhoria da qualidade de vida e do estado geral de saúde da população, tanto no presente quanto no futuro. Considerando a importância da temática, o presente estudo objetivou identificar e descrever o processo de avaliação física no contexto escolar. Para tanto, desenvolveu-se pesquisa de revisão bibliográfica fundamentada em dados gerados pela literatura científica, através de livros e artigos disponíveis nas bases de dados LILACS e Scielo, utilizando-se os seguintes critérios de elegibilidade: estudos em português; com crianças e adolescentes; que tiveram nos seus resumos, no título ou nas palavras chave relação com a temática, que não foram identificados nas bases procuradas, mas foram encontrados em mecanismos de busca ou outra base e sejam relevantes para o estudo. Como resultado, encontraram-se nove artigos que atenderam às exigências da pesquisa e demonstraram que a avaliação física pouco é realizada, no contexto escolar. E quando é, não é feita de forma correta ou completa. O trabalho também elucidou a ideia de que existem pouquíssimos estudos sobre a temática, o que aponta para a necessidade de novas produções científicas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Jozilma de Medeiros Gonzaga | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Avaliação física | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Atividade física escolar | pt_BR |
dc.title | A avaliação física no contexto da Educação Física Escolar: Uma revisão | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EEFE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Raíssa Celine Souto Cantalice.pdf | PDF - Raíssa Celine Souto Cantalice | 306.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.