Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9359
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCantalice, Raissa Celine Souto-
dc.date.accessioned2016-04-06T19:13:07Z-
dc.date.available2016-04-06T19:13:07Z-
dc.date.issued2015-05-15-
dc.identifier.otherCDD 613.707-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9359-
dc.descriptionCANTALICE, R. C. S. A avaliação física no contexto da Educação Física Escolar: Uma revisão. 2015. 20f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA prática regular de atividades físicas sistematizadas nas escolas pode contribuir para a melhoria de diversos componentes da aptidão física relacionada à saúde dos alunos, no entanto, por mais que essas melhorias representem um avanço, no que diz respeito a popularização entre jovens, da prática de atividade física, elas adotam uma abordagem essencialmente biológica da questão, omitindo aspectos de fundamental importância para a adesão ao exercício físico, como os socioeconômicos, culturais e, sobretudo, os aspectos biológicos pregressos dos escolares. Neste contexto, avaliação física é um importante artifício para a prática física no ambiente escolar, pois, além de subsidiar uma prática física segura e isenta de riscos, contribui para a obtenção de importantes informações que possam favorecer a melhoria da qualidade de vida e do estado geral de saúde da população, tanto no presente quanto no futuro. Considerando a importância da temática, o presente estudo objetivou identificar e descrever o processo de avaliação física no contexto escolar. Para tanto, desenvolveu-se pesquisa de revisão bibliográfica fundamentada em dados gerados pela literatura científica, através de livros e artigos disponíveis nas bases de dados LILACS e Scielo, utilizando-se os seguintes critérios de elegibilidade: estudos em português; com crianças e adolescentes; que tiveram nos seus resumos, no título ou nas palavras chave relação com a temática, que não foram identificados nas bases procuradas, mas foram encontrados em mecanismos de busca ou outra base e sejam relevantes para o estudo. Como resultado, encontraram-se nove artigos que atenderam às exigências da pesquisa e demonstraram que a avaliação física pouco é realizada, no contexto escolar. E quando é, não é feita de forma correta ou completa. O trabalho também elucidou a ideia de que existem pouquíssimos estudos sobre a temática, o que aponta para a necessidade de novas produções científicas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Jozilma de Medeiros Gonzagapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAvaliação físicapt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectAtividade física escolarpt_BR
dc.titleA avaliação física no contexto da Educação Física Escolar: Uma revisãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raíssa Celine Souto Cantalice.pdfPDF - Raíssa Celine Souto Cantalice306.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.