Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/935
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Rafaella Mayne Costa | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-14T13:18:50Z | - |
dc.date.available | 2013-06-14T13:18:50Z | - |
dc.date.issued | 2013-06-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 516 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/935 | - |
dc.description | SILVA, R. M. C. Compreensão sobre a concepção de exploração de área e perímetro no 8º ano: estudo de um caso. 2012. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação brasileira contemporânea vive um caos geral. Falta de infraestrutura, de merenda escolar, de verbas, de incentivos, e, sobretudo, de professores capacitados e bem renumerados. No âmbito da Matemática, mais precisamente o ensino da Geometria, essa abordagem tem sido insatisfatória, incompleta, mal explorada, e, quando explorada, quase sempre é de forma superficial. Esta pesquisa está incluída nas de caráter qualiquantitativo e tem por interesse chamar atenção dos professores de Geometria da rede de ensino pública, para, essencialmente, duas problemáticas que julgamos estarem mais evidentes no momento: abordar o conteúdo por completo, para não tornar este ramo da Matemática inferiorizado em detrimento aos demais, como a Álgebra; e melhorar suas práticas didáticas, utilizando materiais manipuláveis, a exemplo do Geoplano, que foi o material usado nessa pesquisa, para desenvolver com sucesso as atividades propostas em sala de aula. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender de que modo um aluno do 8º ano concebe e explora os conteúdos área e perímetro utilizando o geoplano e tarefas de formulação e resolução de problemas matemáticos. Nossa pesquisa é um estudo de caso e foi realizada entre Abril e Maio de 2012 com os alunos do 8º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nenzinha Cunha Lima, da cidade de Campina Grande - Paraíba, com faixa etária de 13 a 17 anos. Os dados coletados são fruto, também, de um Pós e um Pré Testes realizados com os alunos participantes. Os resultados destes instrumentos apontam uma situação dual, onde questões acertadas no Pré-Teste são respondidas erradas no Pós e vive versa. Tais instrumentos revelam um baixo nível cognitivo da maioria dos alunos participantes desta pesquisa, no que se refere aos conteúdos área e perímetro. Por outro lado, o estudo do caso que teve como participante a aluna Renata, revelou uma aluna, que embora também tenha dificuldades com os referidos conceitos, apresenta um maior nível cognitivo em relação aos demais alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Kátia Maria Medeiros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Área | pt_BR |
dc.subject | Perímetro | pt_BR |
dc.subject | Geoplano | pt_BR |
dc.title | Compreensão sobre a concepção de exploração de área e perímetro no 8º ano: estudo de um caso | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rafaella Mayne Costa Silva.pdf | PDF - Rafaella Mayne Costa Silva | 1.63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.