Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/937
Título: Estágio multidisciplinar interiorizado (EMI): uma experiência de enfermagem na atenção básica
Autor(es): Sales, Jossana de Paiva
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde
Sistema Único de Saúde
Enfermagem
Data do documento: 14-Jun-2013
Resumo: O Estágio Multidisciplinar Interiorizado (EMI) é um componente curricular dos cursos de saúde da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O presente estudo é um relato de experiência que tem por núcleo central minhas vivências, enquanto acadêmica de enfermagem nos serviços de saúde do município de Queimadas, PB. Tem por objetivo primordial elucidar as experiências vividas e os conhecimentos adquiridos no contexto dos serviços e do trabalho em equipe na atenção primária à saúde. Foi escrito para destacar a importância das atividades realizadas no contexto do Sistema Único de Saúde SUS), para reconhecer os problemas de saúde da comunidade, além de atender questões pertinentes a formação do enfermeiro. O EMI aconteceu entre os dias 22 de novembro e 17 de dezembro de 2010, contando com uma equipe composta por acadêmicas de Enfermagem; Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia. Os caminhos percorridos na rede de saúde e as experiências vivenciadas são apresentados através de um diagrama que inicialmente aponta os serviços que abrigaram os trabalhos realizados: Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), Unidade Mista de Saúde e escolas estaduais e municipais. Em seguida são descritas as principais atividades realizadas: educação, promoção de saúde, intervenções e procedimentos clínicos. As experiências vivenciadas permitiram-me organizar uma série de percepções sobre a equipe multidisciplinar, usuários, serviços e comunidade. Encerrando este relato apresentamos as inquietações, as ansiedades e aflições vivenciadas no transcurso do EMI e as reflexões realizadas ao final do estágio. As relações interpessoais estabelecidas com a equipe de estudantes foram marcadas pelo bom relacionamento, momentos informais e pela integração para realização de trabalhos em conjunto, embora as diferenças fossem inúmeras, desde os comportamentos às idéias. O convívio direto com colegas de estágio, trabalhadores, usuários e gestores da saúde permitiram a valorização do trabalho em equipe e o respeito à diversidade existente no meio social. O relacionamento com os usuários dos serviços se mostrou complexo, uma vez que entrelaçado com as condições socioeconômicas e culturais. Constatei que o profissional de enfermagem para intervir adequadamente sobre os problemas de saúde deve conhecer a rede, o seu papel e suas funções na equipe multiprofissional. Por último vivenciei que a promoção da saúde ocorre através do desenvolvimento de ações de prevenção, proteção e recuperação que incidam sobre os indivíduos e sobre a comunidade. A experiência vivenciada no EMI, embora produza inquietações, suscita anseios de buscar conhecimentos novos e reciclar antigos, gerando uma vontade de superar as dicotomias identificadas entre as políticas públicas e o exercício das práticas de saúde no SUS.
Descrição: SALES, J de P. Estágio multidisciplinar interiorizado (EMI): uma experiência de enfermagem na atenção básica. 2011. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/937
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jossana de Paiva Sales.pdfJossana de Paiva Sales481.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.