Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9378
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Maxwilliam Domingues da Silva-
dc.date.accessioned2016-04-11T17:32:58Z-
dc.date.available2016-04-11T17:32:58Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.otherCDD 398-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9378-
dc.descriptionLIMA, M. D. da S. A construção identitária da criança negra na sala de aula: uma leitura de "A cor da ternura" de Geni Guimarães. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo, analisamos o livro “A cor da ternura” da autora Geni Guimarães, destacando a relevância da obra para a reflexão das relações étnico-raciais na sociedade brasileira como um todo e nas escolas em particular, e com isso, sublinhamos a possibilidade de sua utilização em sala de aula como forma de cumprimento da Lei 10.639 de 2003. Neste sentido, partimos de uma concepção de educação que se preocupe com o enfrentamento do racismo, a diminuição do preconceito no ambiente escolar e a construção da identidade da criança negra em sala. Tentando desta forma, construir além de uma identidade e sentimento de pertencimento, um resgate de contribuição do negro em sociedade. Tentamos, pois, abordar uma temática tão delicada tendo como norte a história da personagem Geni, que em sua narrativa de vida nos traz exemplos de superação. O aporte teórico utilizado baseia-se nos estudos de Gislene Santos (que abordam questões ligadas à formação e (re)construção identitária negra, como Anete Abramowicz, (2006), Eliane Cavalleiro (2000), Ademir Santos (2008), Kabengele Munanga (2006), Vera Lúcia Neri da Silva (2002). Os estudos referentes à literatura infantil negra serão concentrados nas pesquisas desenvolvidas por Maria Anória de Jesus Oliveira (2010),; Heloisa Pires de Lima e Literatura infanto-juvenil com personagens negros no Brasil, com Ione da Silva Jovino.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Rosilda Alves Bezerrapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectNegritudept_BR
dc.subjectAnti-racismopt_BR
dc.titleA construção identitária da criança negra na sala de aula: uma leitura de "A cor da ternura" de Geni Guimarãespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maxwilliam Domingues da Silva Lima.pdf776.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.