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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9388
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, Adélia Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-11T17:38:29Z | - |
dc.date.available | 2016-04-11T17:38:29Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9388 | - |
dc.description | SOUZA, A. G. de. Alfabetização e letramento: desafios enfrentados nas séries iniciais. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa apresenta as dificuldades que os educadores encontram em abordar dois processos simultaneamente, alfabetização e letramento, nos anos iniciais do ensino infantil. Foi adotada a abordagem de autores que têm estudado a respeito desses temas. A princípio, partimos de alguns conceitos importantes que basearam a elaboração dos capítulos desse trabalho monográfico. Soares defende a alfabetização como uma orientação à criança para o domínio da habilidade de ler e escrever, a que chama de “domínio da tecnologia da escrita da palavra”. Outros autores também são apresentados. Prosseguimos com o estudo analisando os sujeitos da pesquisa e as dificuldades de se alfabetizar letrando nos anos iniciais. Nas entrevistas efetuadas com os professores da E. E. E. F. Moacir de Albuquerque na cidade de Cuitegi-PB, dos anos iniciais 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental, observou-se que as dificuldades de se alfabetizar letrando dá-se no ato da dificuldade do desenvolvimento da leitura e no ato de escrever, compromete a construção de elementos inerentes à condição humana, uma vez que seu domínio nos remete à possibilidade da participação social.As professoras entrevistadas admitem que existem diferenças no processo de alfabetização e letramento, mas ambos são interdependentes. Assim, a questão deve ser melhor discutida durante o processo de formação dos professores, quer seja na formação inicial, quer na formação continuada, uma vez que a temática ainda gera confusão. Alfabetização e letramento são processos indissociáveis e devem caminhar juntos. Entende-se que hoje, a sociedade requer do cidadão, mais do que o mero conhecimento das “primeiras letras”. Assim, é viável contemplar os dois processos (alfabetização e letramento) de maneira articulada, no trabalho pedagógico. É importante que os docentes tenham os conhecimentos teórico-metodológicos envolvidos e que as escolas tenham material suficiente para o uso dos alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luciene Vieira de Arruda | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Alfabetização e letramento: desafios enfrentados nas séries iniciais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
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