Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/939
Título: Conhecimento das usuárias atendidas em uma unidade básica de saúde da família em Campina Grande – PB sobre IST/AIDS
Autor(es): Santana, Geane Xavier de
Palavras-chave: Saúde pública
Enfermagem
Síndrome da imunodeficiência Adquirida - AIDS
Infecções sexualmente transmissíveis – IST
Data do documento: 14-Jun-2013
Resumo: Um dos mais importantes problemas de saúde pública das últimas décadas que envolveram a organização da sociedade civil e tornou-se um foco das políticas públicas de saúde foi à epidemia de HIV/AIDS, e das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Neste contexto, fica evidente a importância de ações conjuntas e da integralidade da assistência nas ações de promoção, prevenção e recuperação das IST´s/AIDS na Estratégia Saúde da Família, que representa a porta de entrada do nosso Sistema Único de Saúde. Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), grupo Saúde da Mulher, teve como objetivo avaliar o conhecimento das usuárias atendidas em uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) sobre IST/AIDS, bem como sua visão das ações de promoção e prevenção acerca do tema, na UBSF em questão. Configura-se como uma pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem quantitativa. Os resultados indicam que, embora as usuárias tenham conhecimento sobre algumas IST’s, ainda percebem-se lacunas quanto ao tema e a ausência de medidas de promoção contra essas infecções por parte da equipe de saúde da unidade, pois algumas usuárias permanecem sem esclarecimento a respeito de como se prevenir contra essas infecções. Concluiu-se, portanto que, diante dos problemas que envolvem as IST’s/AIDS, apreende-se que o tratamento e o acompanhamento das usuárias é muito importante, mas para seu controle, é imprescindível que a promoção da saúde, prevenção da doença/agravos e a qualidade da assistência mereçam enfoque prioritário da equipe de saúde, pois as modificações bio-psico-sociais que ocorrem podem interferir no processo de saúde e doença do ser humano e dessas mulheres, objeto do nosso estudo.
Descrição: SANTANA, G. X. de. Conhecimento das usuárias atendidas em uma unidade básica de saúde da família em Campina Grande – PB sobre IST/AIDS 2011. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/939
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geane Xavier de Santana.pdfGeane Xavier de Santana641.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.