Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/941
Título: Atendimento pré-hospitalar: ensino de técnicas básicas em escolas estaduais de nível médio
Autor(es): Nóbrega, Tasso Roberto Machado de Araújo
Palavras-chave: Atendimento Pré-Hospitalar
Primeiros Socorros
Emergência Médica
Serviço de Atendimento Móvel às Urgências – SAMU
Data do documento: 14-Jun-2013
Resumo: Nos últimos anos estudos e pesquisas científicas desenvolvidos por todo o mundo, vêem apontando um aumento progressivo na incidência de mortes e morbidades ocasionadas por causas externas e clínicas, que em sua grande maioria poderiam ser potencialmente evitados se no momento do ocorrido fosse prestados as vítimas, técnicas básicas de Atendimento Pré-Hospitalar. Com o intuito de proporcionar uma maior abrangência na realização deste tipo de atendimento no Brasil, uma vez que, em razão do seu extenso território um vasto percentual da população, ainda não se encontra totalmente abrangida pelo suporte oferecido pelo SAMU. Propomos na pesquisa em questão, o ensino de Técnicas Básicas de Atendimento Pré-Hospitalar em escolas públicas brasileiras, especificamente aos alunos que estejam cursando o ensino médio, na busca por saber se havia a necessidade deste ensino, se estes alunos em seu cotidiano tinham contado com situações onde o atendimento referido fosse necessário e se estes sabiam realizar as manobras e procedimentos básicos em APH. Nos empenhamos na busca por estas respostas, utilizando como local para pesquisa a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Jerônimo Lawren, no Município de Santa Luzia – PB, onde não existe base de atendimento do SAMU. Foi utilizado um formulário de pesquisa como instrumento principal para coleta de dados. Os resultados da pesquisa constataram a participação ou presença da maioria dos entrevistados em alguma situação de emergência, porem esta maioria ficou dividida entre os que não souberam o que fazer no momento do incidente e uma minoria que realizou um atendimento de forma erronia. Todavia, todos os entrevistados se manifestaram a favor do ensino de técnicas básicas de APH na escola em que estudam, tendo em vista a importância do APH, sua contribuição para salvar vidas e a falta deste serviço nas regiões onde os entrevistados vivem.
Descrição: NÓBREGA, T. R. M. de A. Atendimento pré-hospitalar: ensino de técnicas básicas em escolas estaduais de nível médio. 2011. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/941
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tasso Roberto Machado de Araújo Nóbrega.pdfTasso Roberto Machado de Araújo Nóbrega1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.