Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9411
Título: Avaliação morfofisiológica em sementes de mucuna preta de diferentes tamanhos
Autor(es): Silva, Gildevânio Nunes
Palavras-chave: Agroecologia
Germinação
Leguminosa
Data do documento: 2015
Resumo: A Germinação das sementes é influenciada por fatores ambientais como substrato e temperatura. produtores agroecológicos dispõe-se de adubos verdes, como mucuna-preta. Leguminosa, pertencente à família das Fabaceas, esta apresenta impermeabilidade do tegumento à água e sementes menores apresentam maior impermeabilidade. A pesquisa foi realizada entre abril a maio de 2015, no Campus II da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, em Lagoa Seca – PB. Conduzida em casa de vegetação com retenção de 50% da luminosidade. Realizada em (DIC). Os tratamentos formados por três tamanhos de sementes e quatro repetições de 25 sementes. avaliou-se as variáveis: Primeira contagem da germinação, Índice de velocidade de emergência, Germinação, Número de folhas, Comprimento da raiz primária, Massa fresca da raiz, caule e folhas, Massa seca da raiz, caule e folhas. (1A), as sementes grandes obtiveram as maiores médias. o mesmo comportamento observado em (1B). (2A e 2B), as sementes grandes apresentaram maior fitomassa. Já (3A e 3B) nota-se que as sementes grandes apresentaram as maiores médias. Para fitomassa seca do caule a maior média foi para plântulas de sementes grandes (4A). As sementes grandes e médias apresentaram os maiores percentuais (5A). (6A e 6B), as sementes grandes exibiram os maiores percentuais. A maior largura da semente foi observada em (7A). Para espessura, as sementes grandes apresentaram as maiores médias, (7B). Já em (8A) o peso de 1000 foi melhor nas sementes grandes. As sementes de menor tamanho apresentam maior limitação na qualidade morfofisiológica e menor potencial de desenvolvimento das plântulas quando comparadas àquelas de maior tamanho. As sementes grandes apresentam poucas diferenças significativas em relação as de tamanho médio. Morfofisiologicamente obteve melhor desenvolvimento das plântulas as sementes de tamanho médio quando comparada áquelas de menor tamanho.
Descrição: SILVA, G. N. Avaliação morfofisiológica em sementes de mucuna preta de diferentes tamanhos. 2015. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9411
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - GILDEVÂNIO NUNES DA SILVA.pdf426.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.