Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/942
Título: Explorando o conhecimento dos usuários de duas unidades de saúde da família sobre a hiperplasia benigna prostática
Autor(es): Silva, Waldegleide Benevides da
Palavras-chave: Hiperplasia prostática benigna
Neoplasias
Saúde do homem
Data do documento: 14-Jun-2013
Resumo: A Hiperplasia Benigna Prostática (HBP) é o tumor benigno mais comum que acomete o homem com mais de 50 anos, sendo responsável pelo aparecimento, nessa população, de sintomas urinários que podem prejudicar a qualidade de vida. Dentre os problemas de saúde do homem, a HBP é a condição patológica mais comum nos homens idosos e a segunda causa mais comum de intervenção cirúrgica em homens com mais de 60 anos de idade. Objetivou-se, pois, investigar os conhecimentos dos usuários de duas Unidades de Saúde da Família (USFs) sobre hiperplasia benigna prostática. Realizou-se um estudo exploratório descritivo com abordagem quantitativa, onde a amostra foi constituída por quarenta homens vinculados às USFs III e IV do município de Ingá-PB. Para a análise da caracterização sócio-familiar e demográfica e do conhecimento dos participantes sobre a hiperplasia prostática benigna utilizou-se figuras e tabelas. Os resultados assinalaram o desconhecimento ou pouco conhecimento dos homens a respeito da HBP e sua sintomatologia, bem como a ausência de orientações quanto à realização de exame preventivo da próstata e a não realização periódica deste pela maior parte dos homens, participantes desta investigação.
Descrição: SILVA, W. B da. Explorando o conhecimento dos usuários de duas unidades de saúde da família sobre a hiperplasia benigna prostática. 2011. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/942
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Waldegleide Benevides da Silva.pdfWaldegleide Benevides da Silva985.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.