Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/943
Título: A aplicação da ergonomia e o desconforto físico em trabalhadores do SESC Campina Grande - PB
Autor(es): Silva, Wislane Shirley de Araújo
Palavras-chave: Ergonomia
Trabalhador
Desconforto Físico
Data do documento: 14-Jun-2013
Resumo: Esta pesquisa apresenta um estudo ergonômico sobre o trabalho dos funcionários do SESC Açude Velho-PB. A otimização do trabalho é um fator fundamental para o sucesso de pessoas e organizações, num mundo em que saúde e excelência de desempenho são aspectos fundamentais. A ergonomia estuda a adaptação do trabalho ao homem, ou seja, estuda o relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente, e particularmente a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento. O objetivo desta pesquisa foi estudar as condições ergonômicas dos trabalhadores, observando a existência de desconforto físico e avaliando a aplicação da ergonomia pelas categorias profissionais, classificadas pela sua postura ocupacional. Tratou-se de uma pesquisa descritiva exploratória com abordagem quantitativa, com a aplicação de formulário em uma amostra de 20 funcionários. Ao analisar as condições ergonômicas inicialmente percebemos que dos trabalhadores em questão 75% deles possuem desconforto e que 60% dos que apresentam desconforto físico relacionam a existência do mesmo com o trabalho. Foi percebido ainda que a maioria deles refere dor e dolorimento com sintomas a mais de seis meses, o que mostra que 45% dos trabalhadores com desconforto podem estar envolvidos em algum dos estágios de evolução da LER, salientando também que 35% dos trabalhadores já fizeram algum tratamento para Distúrbios Osteomusculares e que 53,4% dos acometidos por desconforto já tomaram em algum momento medicação para conte-lo e então realizar o seu trabalho. Apreendeu-se ainda que existe uma significante contribuição do conhecimento dos trabalhadores que reflete na sua condição ergonômica e conseqüentemente na sua saúde. Pois dentro das categorias aquela que mais se destacou afirmando manter a postura adequada para a realização do trabalho foi a que alterna a posição o que permite o desenvolvimento da flexibilidade do corpo evitando o surgimento de desconforto físico. Isso contribuiu para a categoria concentrar 60% do total de funcionários livres de desconforto. Estes fatos evidenciam a necessidade de intervenção no âmbito educativo e estrutural do trabalho. Com análise dos resultados percebe-se a necessidade de uma Avaliação Ergonômica do Trabalho (AET), podendo ser encabeçada pelo serviço da enfermagem já presente no serviço com o apoio de uma equipe multiprofissional permitindo o aprofundamento na realidade e nos problemas encontrados por esse estudo. Visando expandir o conceito da assistência e reabilitação tendo como referência um modelo de cuidado integral com a saúde do trabalhador. Portanto torna-se relevante os resultados desta pesquisa serem divulgados não só para a comunidade acadêmica como também para a classe trabalhadora e população em geral.
Descrição: SILVA, W. S. de A. A aplicação da ergonomia e o desconforto físico em trabalhadores do SESC Campina Grande - PB. 2011. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/943
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wislane Shirley de Araújo Silva.pdfWislane Shirley de Araújo Silva1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.