Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/944
Título: Revisão integrativa de evidências científica em avaliação dos programas de saúde no Brasil, 2000 a 2011
Autor(es): Silva, Luiza Carla Lima da
Palavras-chave: Estatísticas de saúde
Programas de saúde
Avaliação de saúde
Saúde pública
Data do documento: 14-Jun-2013
Resumo: Trata-se de estudo de revisão integrativa nas bases de dados LILACS, MEDLINE, IBECS e Biblioteca Cochrane, por meio dos seguintes descritores: Avaliação em Saúde e Avaliação de Programas. Objetivou-se analisar as evidências científicas disponíveis, referentes à avaliação de programas de saúde no Brasil. Foram identificados 182 artigos, com amostra totalizando 12 (6,6%) artigos encontrados na base de dados LILACS e MEDLINE da Biblioteca Virtual da Saúde (BVS). Referente ao ano de publicação, destacaram-se as publicações nos anos de 2003 e 2007, quanto ao desenvolvimento das pesquisas predominou a Região Nordeste com 8 artigos e em relação a localização da sede do estudo, as Secretarias (Secretaria de Saúde, Centro de Saúde, Unidades Básicas e Escola), com 6 (seis) artigos. Quanto aos objetivos das pesquisas é predominante artigos que buscaram avaliar a estrutura, processo e resultado, totalizando 6 (seis) artigos. Os achados foram categorizados em Característica do ponto de vista de adequação do foco do programa, sendo subdividas em positivas, negativas e positivas e negativas. Conclui-se que as evidências elencadas nos artigos estudados são capazes de subsidiar as políticas de saúde, o planejamento local e os processos decisórios em direção a um sistema de saúde de melhor qualidade, de modo a apresentar melhorias nos programas de saúde, sendo capaz de dar respostas às necessidades de saúde da população.
Descrição: SILVA, L. C. L. da. Revisão integrativa de evidências científica em avaliação dos programas de saúde no Brasil, 2000 a 2011. 2012. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/944
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiza Carla Lima da Silva.pdfLuiza Carla Lima da Silva427.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.