Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9446
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Evyllaine Matias Veloso | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-19T15:38:58Z | - |
dc.date.available | 2016-04-19T15:38:58Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9446 | - |
dc.description | FERREIRA, Evyllaine Matias Veloso. A literatura de cordel como recurso didático no ensino de Geografia. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho cujo título “A Literatura de Cordel como recurso didático no Ensino de Geografia”aborda de forma tangível a proposta de utilizar como recurso didático nas aulas de Geografia, a literatura de cordel. Torna-se relevante, pois, favorece a valorização da cultura, a qual os cordéis, desenvolvem um grande manifesto da cultura popular nordestina.Tendo como objetivo principalutilizar a literatura de cordel no ensino de Geografia, como um recurso didático para reconhecer a cultura nordestina, dinamizar as aulas, fugindo do tradicionalismo para desenvolver a aptidão da leitura e criticidade.Sabendo-se que a literatura de cordel é de grande importância educacional, estabelecendo a ligação entre os saberes da Geografia acadêmica, escolar e informacional. Na educação escolar os cordéis são pouco utilizáveis, por isso, propomos o resgaste cultural e informacional deste recurso, nas aulas de Geografia. Buscamos através da pesquisa bibliográfica, a partir das teorias de Santos (1988), Cavalcanti (2006), Oliveira (1998), Pontuska (2009), Filizola(2009)entre outros, identificar os problemas da Geografia ensinada de forma tradicional e evidenciar a importância dos (as) docentes de procurar estratégias e recursos didáticos que favoreçam a aprendizagem,a correlação dos conteúdos com as experiências vivenciadas pelos discentes e aulas dinâmicas, utilizando os cordéis. Que este trabalho proporcione aos docentes da Geografia, estratégias eficazes do ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Simone Joaquim Cavalcante | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Literatura de cordel | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático | pt_BR |
dc.title | A literatura de cordel como recurso didático no ensino de Geografia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - EVYLLAINE MATIAS VELOSO FERREIRA.pdf | 475.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.