Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9446
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Evyllaine Matias Veloso-
dc.date.accessioned2016-04-19T15:38:58Z-
dc.date.available2016-04-19T15:38:58Z-
dc.date.issued2014-12-06-
dc.identifier.otherCDD 372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9446-
dc.descriptionFERREIRA, Evyllaine Matias Veloso. A literatura de cordel como recurso didático no ensino de Geografia. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho cujo título “A Literatura de Cordel como recurso didático no Ensino de Geografia”aborda de forma tangível a proposta de utilizar como recurso didático nas aulas de Geografia, a literatura de cordel. Torna-se relevante, pois, favorece a valorização da cultura, a qual os cordéis, desenvolvem um grande manifesto da cultura popular nordestina.Tendo como objetivo principalutilizar a literatura de cordel no ensino de Geografia, como um recurso didático para reconhecer a cultura nordestina, dinamizar as aulas, fugindo do tradicionalismo para desenvolver a aptidão da leitura e criticidade.Sabendo-se que a literatura de cordel é de grande importância educacional, estabelecendo a ligação entre os saberes da Geografia acadêmica, escolar e informacional. Na educação escolar os cordéis são pouco utilizáveis, por isso, propomos o resgaste cultural e informacional deste recurso, nas aulas de Geografia. Buscamos através da pesquisa bibliográfica, a partir das teorias de Santos (1988), Cavalcanti (2006), Oliveira (1998), Pontuska (2009), Filizola(2009)entre outros, identificar os problemas da Geografia ensinada de forma tradicional e evidenciar a importância dos (as) docentes de procurar estratégias e recursos didáticos que favoreçam a aprendizagem,a correlação dos conteúdos com as experiências vivenciadas pelos discentes e aulas dinâmicas, utilizando os cordéis. Que este trabalho proporcione aos docentes da Geografia, estratégias eficazes do ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Simone Joaquim Cavalcantept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.titleA literatura de cordel como recurso didático no ensino de Geografiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - EVYLLAINE MATIAS VELOSO FERREIRA.pdf475.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.