Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9448
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Ewerton Bruno Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-19T15:40:33Z | - |
dc.date.available | 2016-04-19T15:40:33Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9448 | - |
dc.description | ARAÚJO, Ewerton Bruno Silva. O uso dos jogos como facilitador do processo de ensino-aprendizagem da matemática. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo verificar a eficácia de uma metodologia alternativa para o ensino de Matemática: o uso de jogos. A Matemática, disciplina abstrata, formal, a ciência “exata” como muitos gostam de caracterizar, não desperta grandes paixões pelo mundo afora. Deste modo, a pergunta que permeia a cabeça de muitos professores no tocante a este respeito é: o que fazer para tentar superar estes obstáculos e proporcionar aos estudantes um ensino de Matemática prazeroso e eficaz? A ideia, portanto, foi utilizar o jogo “Dominó de Múltiplos e Divisores” como auxílio para a construção e solidificação dos diversos conceitos sobre divisibilidade. O estudo de caso, caracterizado como uma pesquisa-ação, foi desenvolvido em uma escola estadual de Campina Grande - PB. Os dados levantados se deram através de observações das atividades e questionários. Suas análises e argumentações pautaram-se em discursos de Lorenzato (2008), Moura (1994), Passos (2006), Starepravo (2009), entre outros. Em consonância com estes, foi perceptível a imensa contribuição dos jogos no desenvolvimento dos alunos. As ações realizadas foram bastante fecundas, especialmente no que se trata do aspecto motivacional dos alunos, algo que era caracteristicamente baixo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Soraya Maria Barros de Almeida Brandão | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Jogos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Divisibilidade | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático | pt_BR |
dc.title | O uso dos jogos como facilitador do processo de ensino-aprendizagem da Matemática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - EWERTON BRUNO SILVA ARAUJO.pdf | 2.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.