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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9451
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Mélo, Paulo José de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-19T15:43:32Z | - |
dc.date.available | 2016-04-19T15:43:32Z | - |
dc.date.issued | 2014-02-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9451 | - |
dc.description | MÉLO, Paulo José de Almeida. A omissão familiar no contexto escolar. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | Para a educação ser transformadora na vida do educando, faz-se necessário equacionarmos algumas variáveis sendo elas: escola, educadores, qualidade de vida dos profissionais de educação, reconhecimento desses profissionais, política atual, contexto escolar, currículo dos professores, matriz curricular, projeto político pedagógico e a Família. Muitos têm sido os esforços para se equacionar uma educação de qualidade, mas pensa-se nas variáveis de maneira isolada, aplicando o que muitos denominam Refinamento Sucessivo (técnica utilizada por estrategistas e aplicada por alguns profissionais que lidam com gestão). Cabe a família auxiliar na educação escolar do educando, lembrando que é essa família, a principal autora da educação de filhos, o que infelizmente passou a ser uma tarefa empurrada para a escola, que passa a ter um papel mais ativo quanto a educação que era para ser dada pela família. A família inverte os papeis sociais e passa a ser apenas a reprodutora da espécie, cabendo a escola além de educar, formar o caráter do educando e toda a sua base cultural. Isso leva os educandos a perda dessa interação com a família, passando essa a um papel mais tímido, mais apagado e muitas vezes omisso com seu filho na arte de educar, o que dava força ao dito popular “educação vem do berço”. Embora alguns educadores tentem substituir a família omissa, pecam no quesito tempo para se criar vínculos afetivos com os educandos. Ressaltamos aqui que não é essa a função do educador, age erradamente quem assim pensa. É sabido que temos que oferecer o melhor a nossos educandos, como: atenção, carinho, respeito, dignidade, ética, e o bom exemplo, mas não esse lado afetivo que o fará substituir a professora pela mãe ou pai, que são a principais bases de uma família comum. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Morgana Lígia de Farias Freire | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Qualidade educacional | pt_BR |
dc.title | A omissão familiar no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
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