Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9459
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Marcos Marcílio dos | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-19T23:31:12Z | - |
dc.date.available | 2016-04-19T23:31:12Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 100 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9459 | - |
dc.description | Santos, M. M. dos. O ensino de filosofia no ensino médio a partir da especificidade da filosofia. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A compreensão do que vem a ser filosofia e sua finalidade, bem como seu ensino, demanda muito estudo e reflexão, esta busca pelo conceito de filosofia ocupou boa parte da história da filosofia, em que vários pensadores procuraram definir suas concepções de filosofia, a própria questão o ―que é filosofia?‖ se configura por ser um problema filosófico. Nosso trabalho tem como objetivo oferecer elementos básicos para a compreensão desta disciplina em nosso contexto educacional, assim como apontamentos que nos permitem pensar a prática docente e os desafios que precisam ser enfrentados no projeto de consolidação desta disciplina no escopo educacional brasileiro e, sobretudo, a contribuição efetiva da filosofia na educação brasileira. Nosso trabalho tem como referenciais metodológicos a pesquisa bibliográfica e, para lançar luzes sobre o nosso problema, estabelecemos os seguintes objetivos: refletir sobre a filosofia e seu ensino a partir de sua especificidade, apontar alguns rumos para um melhor ensino de Filosofia no Ensino Médio, bem como indicar conceitos básicos a partir de pensadores e estudiosos que lidam com esta problemática. Consideramos que a atividade do docente em Filosofia deve ter sua raiz na especificidade da filosofia como fonte originária no desenvolvimento de tal atividade, vemos que a escola pública é o espaço privilegiado, para a consolidação e vitalização da filosofia. Igualmente, ressaltamos a importância cultural e política do professor de Filosofia, pois, este o responsável mais direto para pela mediação entre o aluno e o saber filosófico, tendo claros os limites impostos pelas condições em que atua, a fim de evitar falsas expectativas que acabam causando frustrações e desânimo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Valmir Pereira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Ensino de filosofia | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | O ensino de filosofia no ensino médio a partir da especificidade da filosofia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 31 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Marcos Marcílio dos Santos.pdf | 691.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.