Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/946
Título: Estado nutricional, prática de atividade física e hábitos alimentares de acadêmicos de enfermagem
Autor(es): Souza, Marcelo Montino de
Palavras-chave: Nutrição
Índice de Massa Corporal
Atividade Física
Hábito Alimentar
Data do documento: 14-Jun-2013
Resumo: Introdução: A urbanização desencadeou mudanças no perfil de Saúde e Nutrição no Brasil, com crescente concentração de Faculdades e Universidades em pólos urbanos, atraindo cada vez mais jovens para estes centros e demandando a estes as responsabilidades do seu padrão alimentar e de afazeres domésticos. Esse processo de transição vem gerando mudanças negativas no padrão alimentar tradicional, antes baseado no consumo de grãos e cereais e hoje em alimentos de origem animal, gorduras, açúcares, alimentos industrializados e relativamente pouca quantidade de carboidratos complexos e fibras. Objetivos: avaliar o estado nutricional através do Índice de Massa Corporal, a prática de atividade física regular e hábitos alimentares de acadêmicos de Enfermagem. Metodologia: Estudo transversal, realizado com 90 acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Utilizou-se como instrumento de dados um questionário contendo questões referentes às características socioeconômicas e demográficas, prática de atividade física, hábitos alimentares, ingestão de bebidas alcoólicas e consumo de cigarros, bem como dados antropométricos (peso e altura) para a avaliação do IMC. Os dados obtidos foram distribuídos através da frequência relativa e absoluta e comparados com os valores de normalidade de acordo com os preconizados pela OMS e descritos no Manual do SISVAN. Resultados: Os dados obtidos na pesquisa demonstram que 80,0% dos participantes eram do sexo feminino, com média de idade de vinte e dois anos; 55,6% procedentes de outras cidades e estados. A avaliação do IMC demonstrou que 73,3% dos estudantes são eutróficos e que 18,9% apresentam sobrepeso, 56,7% justificam que o fator “Tempo” interfere no estilo de vida. Foi possível verificar o baixo número de indivíduos praticantes de Atividades Física Regular (70%). Foi encontrado baixo uso de cigarros (1,1%) e consumo de bebidas alcoólicas em 24,4% dos estudantes pesquisados. Conclusão: A pesquisa demonstrou que os acadêmicos do curso de Enfermagem da UEPB não apresentaram um estilo de vida saudável, visto que a maioria é sedentário e possuem o hábito de ingerir alimentos ricos em calorias, consomem poucas frutas e verduras, preferindo alimentos prontos e de baixo valor biológico, que não atendem à demanda nutricional do corpo humano. Dessa forma a Universidade tem um importante papel na formação destes estudantes, que como futuros enfermeiros terão a responsabilidade de educar e estimular a população a adotar um estilo de vida saudável, tendo e mostrando o cuidar de si para cuidar dos outros.
Descrição: SOUZA, M. M. de. Estado nutricional, prática de atividade física e hábitos alimentares de acadêmicos de enfermagem. 2011. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/946
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcelo Montino de Souza.pdfMarcelo Montino de Souza1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.