Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/948
Título: Conhecimento e prática dos enfermeiros da estratégia saúde da família do município de Campina Grande acerca da violência sexual contra mulheres
Autor(es): Chaves, Olga Benário Batista de Melo
Palavras-chave: Violência sexual
Mulheres
Saúde da mulher
Enfermagem
Data do documento: 14-Jun-2013
Resumo: A violência sexual contra a mulher constitui-se em um problema de saúde pública. Para o seu enfrentamento exige a integração de setores da saúde, da justiça, segurança pública e assistência social. Os serviços de saúde, como a Estratégia Saúde da Família (ESF), funcionam como porta de entrada para atendimento a estas vítimas. Objetivou-se investigar o conhecimento e a prática dos enfermeiros que atuam na ESF do município de Campina Grande – PB acerca da violência sexual contra mulheres. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, transversal do tipo survey, realizada nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) do município. Foram incluídas cinco UBSF de cada um dos seis distritos sanitários de Campina Grande, totalizando 27 enfermeiros questionados (perda amostral de 10%). Conclui-se que 59,3% das enfermeiras concordam que a violência sexual é um problema de saúde pública, 96,3% reconhecem que é seu papel profissional investigá-la, a maioria delas sabe identificar os principais sinais e sintomas da mulher violentada e 70,4% afirmam já ter atendido casos suspeitos e/ou confirmados de violência sexual contra a mulher em UBSF. Apresentam conhecimento quanto à definição, percepção e epidemiologia, tratamento e manejo dos casos de violência sexual. Entretanto, pouco conhecimento nos questionamentos sobre os aspectos éticos e legais envolvidos nas situações de violência sexual contra mulheres. Desta forma, observa-se que apesar das enfermeiras não se sentirem incomodadas em conversar com suas pacientes sobre temas delicados (álcool, drogas, relações familiares...), a violência doméstica/sexual ainda é o tema questionado mais raramente e menos investigado.
Descrição: CHAVES, O. B. B. de M. Conhecimento e prática dos enfermeiros da estratégia saúde da família do município de Campina Grande acerca da violência sexual contra mulheres. 2011. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/948
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Olga Benário Batista de Melo Chaves.pdfPDF - Olga Benário Batista de Melo Chaves1.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.