Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9480
Título: Análise da qualidade de vida de idosos praticantes e não praticantes de atividade física regular em um bairro da cidade de Campina Grande - PB
Autor(es): Araújo, Samyra Huana Andrade
Palavras-chave: Saúde do idoso
Qualidade de vida
Atividade física
Data do documento: 26-Nov-2014
Resumo: Dados de pesquisas mostram que, embora existam muitos benefícios com a prática da atividade física, muitos idosos ainda vivem de forma sedentária; o que gera a dependência, sendo este um dos problemas que mais afeta a qualidade de vida dos idosos, impedindo-os de realizar atividades necessárias à vida de um indivíduo. Esse estudo tem como objetivo geral avaliar a qualidade de vida de idosos praticantes e não praticantes de atividade física em um bairro da cidade de Campina Grande- PB. Trata-se de um estudo descritivo, de corte transversal, com abordagem quantitativa, em que participaram 100 idosos, sendo 50 praticantes de atividade física do Programa Mexe Campina (Polo Plínio Lemos) e 50 sedentários, todos cadastrados na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família José Pinheiro I) da cidade de Campina Grande - PB. Os idosos participaram da pesquisa de forma voluntária respondendo as questões referentes aos fatores de risco cardiovascular e sociodemográficos e, em seguida, ao questionário de Qualidade de Vida SF-36. Os 100 questionários foram separados de acordo com sua pontuação final; pontuação entre 70 e 100 foi classificada como excelente; entre 30 e 69 foi como regular e entre 0 e 29 como ruim. Os resultados permitiram concluir que o grupo praticante de atividade física apresentou maior proporção de pessoas com classificação excelente (n=34) de qualidade de vida e menor proporção de pessoas com classificação regular (n=16) e ruim (n=0), quando comparado ao grupo controle com classificação excelente (n=13), regular (n=26) e ruim (n=11). As mulheres ativas (n=32) e do grupo controle (n=30) apresentaram uma melhor qualidade de vida em relação aos homens ativos (n=18) e do grupo controle (n=20). Verificou-se, portanto, que a prática de atividade física proporciona um bem-estar físico, mental e emocional que influencia na melhora da qualidade de vida de idosos praticantes de atividade física.
Descrição: ARAÚJO, S. H. A. Análise da qualidade de vida de idosos praticantes e não praticantes de atividade física regular em um bairro da cidade de Campina Grande - PB. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9480
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Samyra Huana Andrade Araújo.pdfPDF - Samyra Huana Andrade Araújo772.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.