Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9494
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGuimarães, Hellen Souto-
dc.date.accessioned2016-04-20T19:22:45Z-
dc.date.available2016-04-20T19:22:45Z-
dc.date.issued2014-11-24-
dc.identifier.otherCDD 537-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9494-
dc.descriptionGUIMARÃES, H. S. Experimentos históricos em sala de aula: Um relato de experiência com o motor de Faraday. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho parte do princípio que atividades experimentais associadas a episódios históricos podem contribuir para estimular os alunos em relação à aprendizagem de conceitos de física. No entanto, várias pesquisas mostram que exemplos de tais materiais são escassos quando se trata de reprodução em sala de aula (Martins, 2007). Assim, este trabalho faz parte de um projeto que vem sendo desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba no sentido de fornecer material didático envolvendo história da ciência e experimentação para professores da educação básica. O episódio histórico escolhido para este trabalho foi o experimento realizado por Faraday, no período entre 1821 e 1823, em que surgem alguns dos princípios de funcionamento dos motores elétricos. Para explorar os conceitos de física, partimos da descrição original de Faraday (Faraday, 1844) para reconstruir o experimento utilizando materiais de baixo custo e explorando a relação entre o sentido da corrente e os polos magnéticos. O conjunto de atividades constituído pela reconstrução do experimento e a sequência de aulas formam o material utilizado para a realização de uma atuação junto a alunos do 3º ano do Ensino Médio. A análise do processo desenvolvido pelos alunos mostra que experimentos históricos podem servir como elementos motivacionais na aprendizagem de física.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ana Paula Bispo da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectExperimentos históricospt_BR
dc.subjectMotores elétricospt_BR
dc.subjectHistória do eletromagnetismopt_BR
dc.titleExperimentos históricos em sala de aula: Um relato de experiência com o motor de Faradaypt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hellen Souto Guimarães.pdfPDF - Hellen Souto Guimarães853.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.