Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9494
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Guimarães, Hellen Souto | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-20T19:22:45Z | - |
dc.date.available | 2016-04-20T19:22:45Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-24 | - |
dc.identifier.other | CDD 537 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9494 | - |
dc.description | GUIMARÃES, H. S. Experimentos históricos em sala de aula: Um relato de experiência com o motor de Faraday. 2014. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho parte do princípio que atividades experimentais associadas a episódios históricos podem contribuir para estimular os alunos em relação à aprendizagem de conceitos de física. No entanto, várias pesquisas mostram que exemplos de tais materiais são escassos quando se trata de reprodução em sala de aula (Martins, 2007). Assim, este trabalho faz parte de um projeto que vem sendo desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba no sentido de fornecer material didático envolvendo história da ciência e experimentação para professores da educação básica. O episódio histórico escolhido para este trabalho foi o experimento realizado por Faraday, no período entre 1821 e 1823, em que surgem alguns dos princípios de funcionamento dos motores elétricos. Para explorar os conceitos de física, partimos da descrição original de Faraday (Faraday, 1844) para reconstruir o experimento utilizando materiais de baixo custo e explorando a relação entre o sentido da corrente e os polos magnéticos. O conjunto de atividades constituído pela reconstrução do experimento e a sequência de aulas formam o material utilizado para a realização de uma atuação junto a alunos do 3º ano do Ensino Médio. A análise do processo desenvolvido pelos alunos mostra que experimentos históricos podem servir como elementos motivacionais na aprendizagem de física. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ana Paula Bispo da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Experimentos históricos | pt_BR |
dc.subject | Motores elétricos | pt_BR |
dc.subject | História do eletromagnetismo | pt_BR |
dc.title | Experimentos históricos em sala de aula: Um relato de experiência com o motor de Faraday | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 04 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Hellen Souto Guimarães.pdf | PDF - Hellen Souto Guimarães | 853.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.