Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9498
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Aires, Alânio Thiago de Queiroz | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-20T19:25:16Z | - |
dc.date.available | 2016-04-20T19:25:16Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.other | CDD 410 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9498 | - |
dc.description | AIRES, A. T. Q. A multimodalidade no ensino de língua portuguesa: aspectos de leitura de imagens no livro didático Diálogo. 2015. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras /Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o avanço da tecnologia, temos contato com vários tipos de imagens diariamente, também através de livros, revistas, jornais, dentre outros meios de comunicação escrita , e para melhor contato e entendimento se faz necessária a leitura dessas imagens, como propõe Kress e Van Leeuwen (2006), que fazem essa leitura baseados em três funções: representacional, interacional e composicional. A presente pesquisa objetiva apresentar o significado de mensagens visuais, através da gramática do design visual, demonstrando o contexto das imagens e os sentidos trabalhados pelos exercícios do livro didático de língua portuguesa Diálogo. Para atingir o proposto, a metodologia utilizada quanto aos procedimentos foi a documental e quanto aos objetivos, optou-se pela pesquisa descritiva e explicativa. Foram escolhidas cinco seções do LD Diálogo, sendo duas do sexto ano e três do oitavo para serem analisadas de acordo com as funções acima citadas . Foram coletadas informações disponibilizadas em alguns artigos referentes à leitura visual baseados na teoria de Kress e Van Leeuwen, as quais servirão de suporte para a realização de nossa mon ografia. O livro didático Diálogo trabalha a multimodalidade em diversos cenários,com participantes envolvidos em diversas situações, representados de acordo com seus posicionamentos, ações, além da iluminação e tons de cores que marcam alguns participantes. As imagens são trabalhadas pelo LD, de maneira que o leitor possa descobrir seus significados, através de suas temáticas. Com as análises feitas, percebemos o quanto é importante interagirmos com as imagens para podermos conhecer seus significados, elevando a importância da leitura de imagens que deve e precisa ser trabalhada e discutida em sala de aula. No que se refere aos exercícios propostos aos alunos nas cinco imagens da seção Dialogando com a imagem, o significado representacional é trabalhado consideravelmente, deixando a desejar quanto aos significados interpessoal e composicional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Jordão Joanes Dantas da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Multimodalidade | pt_BR |
dc.subject | Leitura de imagens | pt_BR |
dc.title | A multimodalidade no ensino de língua portuguesa: aspectos de leitura de imagens no livro didático Diálogo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Alânio Thiago de Queiroz Aires.pdf | PDF - Alânio Thiago de Queiroz Aires | 112.57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.