Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/950
Título: Tratamento de extravasamento de antineoplásicos vesicantes: revisão integrativa
Autor(es): Gusmão, Amanda Alves de
Palavras-chave: Quimioterapia
Extravasamento de Materiais Terapêuticos e Diagnósticos
Enfermagem oncológica
Data do documento: 14-Jun-2013
Resumo: O extravasamento de quimioterápicos antineoplásicos é considerado emergência pelo risco de danos permanentes. Mesmo com estratégias de prevenção, permanece sendo um desafio para os enfermeiros que precisam atuar com base nas melhores evidências disponíveis. Esta revisão integrativa visou identificar medidas farmacológicas e não farmacológicas para manejo de extravasamento de quimioterápicos vesicantes. Dos 56 resumos identificados, selecionouse 8 artigos (3 relatos de experiência e 5 revisões). Existe concordância quanto às intervenções para o manejo imediato do extravasamento e o uso de medidas nãofarmacológicas. O uso de antídotos é indicado com mais subsídios para o extravasamento de antraciclinas, em que se recomenda dexrazoxane intravenoso. Complementou-se a presente revisão com as recomendações dos fabricantes e guidelines da NOS (Oncology Nursing Society) e EONS (European Oncology Nursing Society). O baixo nível de evidência para o manejo adequado de casos de extravasamento desperta a necessidade do desenvolvimento de ensaios clínicos a fim de promover uma assistência efetiva e eficiente.
Descrição: GUSMÃO, A. A. de. Tratamento de extravasamento de antineoplásicos vesicantes: revisão integrativa. 2011. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/950
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Alves de Gusmão.pdfAmanda Alves de Gusmão319.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.