Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9500
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMorais, Fernando de Brito-
dc.date.accessioned2016-04-25T13:14:43Z-
dc.date.available2016-04-25T13:14:43Z-
dc.date.issued2015-11-30-
dc.identifier.other21. ed. CDD 371.334-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9500-
dc.descriptionMORAIS, F. B. O uso de sistemas interativos no processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. 2015. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.pt_BR
dc.description.abstractPor meio do avanço significativo da capacidade de processamento dos computadores, pode-se perceber como se tornou eficaz a busca por informações através de sistemas computacionais, principalmente na área da educação. Devido a essa incessante busca, pesquisadores tiveram a motivação para estudar um dos campos da inteligência artificial - os sistemas interativos -, pois estes facilitam o processo de ensino e aprendizagem. Os sistemas interativos, dentre outros benefícios, destacam-se por atrelarem a atenção dos alunos, testar os conhecimentos e permitir a construção individual do ritmo de aprendizagem. Nesse contexto, foi proposto nesse trabalho a inserção desses sistemas interativos como uma ferramenta de auxilio no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de matemática. Partindo dessa ideia, foi escolhido um software educacional classificado como um software interativo, o Educandus, para a sua utilização na Escola Municipal Eliza Maria de Morais, localizada no município de São Bento – PB, e posteriormente, relatada e analisada a experiência com os alunos dessa instituição. Os métodos utilizados para a realização de tal objetivo foram o estudo de caso e monográfico, seguidos de uma pesquisa bibliográfica sobre a temática e uma pesquisa de campo de caráter qualitativa, e exploratório. Os resultados foram obtidos através da aplicação de questionários e de testes aplicados, o procedimento escolhido para a análise dos dados foi o modelo longitudinal, pois a pesquisa trabalhou com os grupos de controle e intervenção. Evidenciou-se com este trabalho que os sistemas interativos representam uma nova forma de aprendizagem e que sua inserção nas salas de aulas é de grande valia, bem como a utilização destes pelos os alunos em suas casas. A interação presente devido a sua utilização tem o propósito de deixar de lado o individualismo, passando a dar maior importância às relações existentes entre aluno/professor.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Eugênio de Carvalho Saraivapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSistemas Interativospt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectEducanduspt_BR
dc.titleO uso de sistemas interativos no processo de Ensino e Aprendizagem de Matemáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernando de Brito Morais.pdf16.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.