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dc.contributor.authorSilva, Ismael da Nóbrega da-
dc.date.accessioned2016-04-25T15:24:07Z-
dc.date.available2016-04-25T15:24:07Z-
dc.date.issued2015-12-03-
dc.identifier.other21. ed. CDD 371.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9508-
dc.descriptionSILVA, I. N. O uso do telefone celular como ferramenta de mediação da aprendizagem. 2015. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO telefone celular é visto como um vilão tecnológico que desafia professores e gestores do sistema educacional. Esta percepção pode gerar uma série de implicações no tocante ao não aproveitamento de tal ferramenta tecnológica como aliado na busca por inovação dos métodos de ensino e aprimoramento da aprendizagem. É necessário um aprofundamento sobre quais as características presentes nestes aparelhos que possam convergir para dinamização do trabalho docente. Com este propósito, a pesquisa descrita neste trabalho teve como objetivo evidenciar o potencial pedagógico existente na adoção experimental dos dispositivos móveis, particularmente, o telefone celular, em atividades de aprendizagem formal e por sua vez o reconhecimento deste recurso como alternativa para situações de aprendizagem informal. Nesse sentido, foi realizado um levantamento não conclusivo das propiciações (affordances) presentes no telefone celular que direcionem este aparelho como impulsionador das práticas pedagógicas existentes. Para isso, foi realizado um monitoramento por meio de aplicativo específico gerador de dados de sessões de utilização de aplicativos educacionais instalados nos dispositivos de uma amostra de cinco estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Patos/PB. Além disso, foi aplicado questionário que visou quantificar a percepção de uma turma de 24 alunos desta mesma escola com relação ao uso destes recursos para fins escolares. O estudo adotou como base teórica as pesquisas realizadas por COSTA (2013) e TRAXLER (2005) no campo da aprendizagem móvel. Os resultados apontaram indícios de uma motivação e interesse para a adoção da tecnologia móvel como recurso educacional.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Lidiane Rodrigues Campêlo da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectM-learningpt_BR
dc.subjectTelefone celular no ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectAffordancept_BR
dc.titleO uso do telefone celular como ferramenta de mediação da aprendizagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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