Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/951
Título: Prevalência de enteroparasitoses na comunidade de Uruçu, São João do Cariri - PB
Autor(es): Nascimento, Jussara Maria do
Palavras-chave: Doenças Parasitárias
Enteroparasitose
Saúde Pública
Data do documento: 14-Jun-2013
Resumo: As doenças parasitárias constituem um grave problema de saúde pública e de ordem mundial, afetando principalmente os países em desenvolvimento, cujos fatores agravantes são às questões sociais, econômicas, políticas e ambientais. O objetivo desta pesquisa foi verificar a prevalência de infecção por enteroparasitoses e sua distribuição por faixa etária e sexo, nas pessoas que vivem na comunidade de Uruçu. Foi realizado um estudo descritivo e explicativo. A coleta de dados foi desenvolvida no período de agosto de 2010 a fevereiro de 2011, através da realização de exames parasitológicos de fezes. Foram analisadas 186 amostras de fezes pelo método de Hoffmann e posteriormente entregues os resultados a todos os participantes. O percentual de positividade para enteroparasitoses foi de 57%, sendo Entamoeba coli + Entamoeba histolytica (16%), Entamoeba coli (12%), Endolimax nana e Giardia lamblia (11%). O biparasitismos foi detectado em 17% das amostras. O maior número de exames analisados foi no sexo feminino 106 (57 %), destes 56 (52,8%) apresentaram positividade, no sexo masculino dos 80 exames analisados, apresentaram positividade 50 (62,5%). Todas as faixas etárias apresentaram uma positividade maior em relação aos casos negativos, exceto a faixa etária equivalente aos maiores de 60 anos. As faixas etárias de 21 a 40 anos e 41 a 60 anos foram as que apresentaram maior número de exames parasitológicos de fezes realizados. As pessoas que apresentaram resultado positivo foram orientadas quanto aos hábitos higiênico-sanitários adequados, encaminhadas ao tratamento junto à equipe de Saúde da Família e supervisionados quanto à realização do mesmo. Por fim, foi realizada ação educativa com entrega de panfletos como forma de prevenção e promoção de saúde dessas pessoas. Conclui-se, nesse estudo, que houve prevalência de casos positivos de enteroparasitoses tanto no sexo feminino quanto no masculino, portanto as variações na frequência das doenças entre homens e mulheres podem ocorrer por diferenças fisiológicas, intrínsecas ou comportamentais, sendo distribuídas por influência na estrutura da população; nas faixas etárias de zero a sessenta anos os casos positivos foram prevalência, sendo essa realidade diferente apenas na faixa etária dos maiores de sessenta, o mesmo é justificado quando autores afirmam que à medida que a idade aumenta, há uma tendência para a diminuição progressiva das taxas de incidência e de prevalência, afetando mais as crianças. Diante deste cenário epidemiológico, se faz necessário intervir nos fatores determinantes e condicionantes, a fim de controlar os mecanismos de transmissão, minimizar o número de indivíduos infectados e garantir qualidade de vida.
Descrição: NASCIMENTO, J. M. do. Prevalência de enteroparasitoses na comunidade de Uruçu, São João do Cariri - PB. 2011. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/951
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jussara Maria do Nascimento.pdfJussara Maria do Nascimento703.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.