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dc.contributor.authorSevero, Wallison Cleyton Pereira Nunes-
dc.date.accessioned2016-04-25T15:24:56Z-
dc.date.available2016-04-25T15:24:56Z-
dc.date.issued2015-12-03-
dc.identifier.other21. ed. CDD 371.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9511-
dc.descriptionSEVERO, W. C. P. N. Disponibilidade e funcionamento das salas de recursos multifuncionais na Rede Pública de Ensino do Município de Pombal - PB. 2015. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho versa sobre o atendimento em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) em escolas inclusivas, de ensino regular da Rede Municipal de Ensino de Pombal – PB. No contexto da educação inclusiva, as salas de recursos multifuncionais podem ser consideradas um instrumento de inclusão, frequentemente utilizado para atender as pessoas com necessidades especiais. Esse estudo teve como objetivo geral avaliar e compreender o processo de implementação e funcionamento das SRM no AEE, de escolas inclusivas, de ensino regular da Rede Municipal de Ensino de Pombal – PB. Os específicos são: a) identificar a adequação e suficiência das Salas de Recursos Multifuncionais para os Alunos com Necessidades Educacionais Especiais nas Escolas da rede municipal de Pombal; b) conhecer os recursos tecnológicos das Salas de Recursos Multifuncionais e sua aplicabilidade; c) caracterizar o trabalho pedagógico desenvolvido nas Salas de Recursos Multifuncionais. Parte-se do pressuposto que tais propriedades são essenciais para o funcionamento de uma escola que busque atender a todos os alunos com igualdade de direitos, independentemente da heterogeneidade de cada um. Trata-se de um estudo teórico e empírico de abordagem quanti-qualitativa, do tipo estudo de caso realizado em 04 escolas com Atendimento Educacional Especial e Salas de Recursos Multifuncionais. Foram instrumentos de coletas de dados, a entrevista realizada com a Coordenadora da FUNAD e o questionário aplicado a 04 professores destas salas. Os resultados apresentados apontam caminhos, os quais identificam que o atendimento nas SRM pode ser caracterizado como relativamente bom no município, mesmo perante as dificuldades relacionadas ao preconceito e a falta de apoio técnico e financeiro aos professores por parte da escola e do sistema municipal de ensino. Enfim, apesar das dificuldades apresentadas e analisadas, esta pesquisa poderá contribuir significativamente para tornar mais perceptível como as SRM são utilizadas no AEE e quais os recursos computacionais mais difundidos nesse âmbito.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Lidiane Rodrigues Campêlo da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializadopt_BR
dc.subjectSalas de Recursos Multifuncionaispt_BR
dc.titleDisponibilidade e funcionamento das salas de recursos multifuncionais na Rede Pública de Ensino do Município de Pombal - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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