Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9524
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Raquel Soares da | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-26T18:10:51Z | - |
dc.date.available | 2016-04-26T18:10:51Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9524 | - |
dc.description | SILVA, R. S. da. Contribuições do lúdico para a educação infantil e o processo de ensino-aprendizagem. 2014. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo aborda a importância de trabalhar o lúdico como uma ferramenta pedagógica para o ensino das crianças pequenas. Objetiva, portanto, mostrar as contribuições do lúdico para a Educação Infantil, focalizando as práticas educativas, a prática docente e de que maneira acontece o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças por meio do brincar. Dessa forma analisa o papel do professor como o mediador frente às atividades lúdicas nos espaços pedagógicos que atendem a esse seguimento. Demonstrando pois que ao se trabalhar ludicamente o educador não está negligenciando o saber, mas proporcionando uma aprendizagem prazerosa, que propicia a criança o desenvolvimento da imaginação, criatividade, interação, concentração entre outras habilidades fundamentais na formação do sujeito. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo, de caráter qualitativa e descritiva, iniciada com visita a creche e logo após algumas observações no ambiente escolar. Fica claro então que os jogos, brinquedos e brincadeiras são recursos necessários para a construção da identidade e a autonomia das crianças. O estudo e a pesquisa permitiram compreender que os espaços destinados a educação infantil, devem ser adequados para a realização de atividades lúdicas que contribuam para uma aprendizagem significativa. Desta forma, esperamos oferecer uma boa leitura sobre as contribuições do brincar para a vida das crianças. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Emília Cristina Ferreira de Barros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Contribuições do lúdico para a educação infantil e o processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Raquel Soares da Silva.pdf | 634.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.