Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9528
Título: Libertas quae seras tamen: análise da política externa brasileira no contexto da descolonização do império ultramarino português no âmbito da Organização das Nações Unidas (1961-1964)
Autor(es): Rodrigues, Alex Douglas Meaux Dias
Palavras-chave: Política externa brasileira
Império ultramarino português
Organização das Nações Unidas
Data do documento: 4-Set-2013
Resumo: A presente pesquisa, de caráter descritivo, analítico e qualitativo, tem como objeto de investigação a política externa brasileira desenvolvida durante os governos de Jânio Quadros e João Goulart, entre os anos de 1961 a 1964, concernente a forma como o Brasil lidou com o principiar da Questão Portuguesa no âmbito do Conselho de Segurança e Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Durante o interregno temporal baixo análise, o processo de descolonização das províncias ultramarinas portuguesas foi objeto de resoluções promulgadas por estes dois órgãos da ONU, expondo o Brasil a difícil situação política, tendo em vista a circunstância em que se encontrava o país pelo alinhamento automático com Portugal, encerrado no Tratado de amizade firmado em 1953, e o desenvolvimento da Política Externa Independente (PEI), que preconizava por uma atuação internacional do país de maneira desembaraçada, com caráter nitidamente desenvolvimentista e aproximando o Brasil das recém-independentes nações africanas e asiáticas pela condenação ao seu atraso e subdesenvolvimento. Assim, o estudo do processo de gestão e execução da Política Externa do país em relação à problemática da guerra colonial portuguesa é avaliado partir do posicionamento do Estado brasileiro nas resoluções emitidas pelos retro-referidos órgãos da ONU, identificando neles posicionamentos flutuantes, denotando uma defesa internacional tímida da descolonização em detrimento do projeto de levar a cabo uma Política Externa Independente.
Descrição: RODRIGUES, A. D. M. D. Libertas quae seras tamen: análise da política externa brasileira no contexto da descolonização do império ultramarino português no âmbito da Organização das Nações Unidas (1961-1964). 2013. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9528
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alex Douglas Meaux Dias Rodrigues.pdfAlex Douglas Meaux Dias Rodrigues893.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.