Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/954
Título: (In)experiência dos profissionais da estratégia saúde da família na identificação e assistência às mulheres com depressão pós-parto
Autor(es): Souza, Pauliany Alencar de
Palavras-chave: Depressão pós-parto
Atenção primária à saúde
Puerpério
Enfermagem
Data do documento: 14-Jun-2013
Resumo: Modificações do estado psicológico em mulheres no período gravídico puerperal são comuns, devido a alterações hormonais; no entanto, essas mudanças, se não forem bem trabalhadas, podem evoluir causando problemas mais sérios como depressão pós-parto. Esse artigo objetiva avaliar a experiência dos profissionais da Estratégia Saúde da Família com mulheres acometidas pela Depressão pós-parto e identificar os meios utilizados pelos mesmos para tal avaliação. Trata-se de um estudo qualitativo-descritivo, realizado em unidades de saúde no município de Campina Grande-PB, cuja coleta de dados ocorreu por meio de observação, roteiro de entrevista semiestruturada aplicado a 16 profissionais de saúde, bem como registro em diário de campo. Os resultados mostram que tais profissionais possuem preparo insuficiente para a identificação de mulheres com depressão pós-parto, bem como não possuem estratégias assistências para lidar como a problemática a nível local. Assim, é preciso investir na capacitação desses profissionais de forma a promover uma assistência integral às mulheres que vivenciam transtornos do humor no período gravídico puerperal.
Descrição: SOUZA, P. A. de. (In)experiência dos profissionais da estratégia saúde da família na identificação e assistência às mulheres com depressão pós-parto. 2011. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/954
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pauliany Alencar de Souza.pdfPDF - Pauliany Alencar de Souza304.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.