Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9566
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Danielly Silva Ramos-
dc.date.accessioned2016-05-03T18:14:12Z-
dc.date.available2016-05-03T18:14:12Z-
dc.date.issued2016-04-29-
dc.identifier.otherCDD 375.991-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9566-
dc.descriptionALMEIDA, Danielly Silva Ramos. Percepção ambiental de professores de uma escola do ensino médio inovador: uma reflexão sobre a dimensão ambiental nas práticas escolares. 2015. 44f. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA crise socioambiental atualmente enfrentada pelo mundo é eminentemente uma crise de percepção inadequada. O objetivo geral do trabalho foi analisar a percepção ambiental dos professores de uma instituição de ensino médio inovador da rede pública estadual, visando refletir a dimensão ambiental nas novas propostas de práticas escolares. O trabalho corresponde a uma pesquisa quanti-qualitativa realizada com 21 educadores. Aplicaram-se questionários semi-estruturados e perscrutou-se o Projeto Político Pedagógico do ano letivo de 2014. Constatou-se que a maioria dos docentes pesquisados tem uma visão utilitarista do meio ambiente, destacando a preservação para os recursos fornecidos ao ser humano; enxergam as potencialidades e os problemas que envolvem o lugar onde vivem; há influência da disciplina que lecionam com suas práticas e estas revelam suas percepções; verificou-se que a reestruturação do currículo do ProEMI não favoreceu a inserção da dimensão ambiental na instituição de ensino, o currículo que se propunha inovador, que atendesse as necessidades da escola e da comunidade ainda é centrado na educação tradicional e na percepção inadequada. É necessário motivar e suscitar mudanças efetivas para a inserção da dimensão ambiental no currículo para que este contribua para a formação de escolas e territórios sustentáveispt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Célia Regina Dinizpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPercepção ambientalpt_BR
dc.subjectReestruturação curricularpt_BR
dc.subjectDimensão ambientalpt_BR
dc.titlePercepção ambiental de professores de uma escola do ensino médio inovador: uma reflexão sobre a dimensão ambiental nas práticas escolarespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielly Silva Ramos Almeida.pdfPDF - Danielly Silva Ramos Almeida709.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.