Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9566
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Danielly Silva Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-03T18:14:12Z | - |
dc.date.available | 2016-05-03T18:14:12Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 375.991 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9566 | - |
dc.description | ALMEIDA, Danielly Silva Ramos. Percepção ambiental de professores de uma escola do ensino médio inovador: uma reflexão sobre a dimensão ambiental nas práticas escolares. 2015. 44f. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | A crise socioambiental atualmente enfrentada pelo mundo é eminentemente uma crise de percepção inadequada. O objetivo geral do trabalho foi analisar a percepção ambiental dos professores de uma instituição de ensino médio inovador da rede pública estadual, visando refletir a dimensão ambiental nas novas propostas de práticas escolares. O trabalho corresponde a uma pesquisa quanti-qualitativa realizada com 21 educadores. Aplicaram-se questionários semi-estruturados e perscrutou-se o Projeto Político Pedagógico do ano letivo de 2014. Constatou-se que a maioria dos docentes pesquisados tem uma visão utilitarista do meio ambiente, destacando a preservação para os recursos fornecidos ao ser humano; enxergam as potencialidades e os problemas que envolvem o lugar onde vivem; há influência da disciplina que lecionam com suas práticas e estas revelam suas percepções; verificou-se que a reestruturação do currículo do ProEMI não favoreceu a inserção da dimensão ambiental na instituição de ensino, o currículo que se propunha inovador, que atendesse as necessidades da escola e da comunidade ainda é centrado na educação tradicional e na percepção inadequada. É necessário motivar e suscitar mudanças efetivas para a inserção da dimensão ambiental no currículo para que este contribua para a formação de escolas e territórios sustentáveis | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Célia Regina Diniz | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Percepção ambiental | pt_BR |
dc.subject | Reestruturação curricular | pt_BR |
dc.subject | Dimensão ambiental | pt_BR |
dc.title | Percepção ambiental de professores de uma escola do ensino médio inovador: uma reflexão sobre a dimensão ambiental nas práticas escolares | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Danielly Silva Ramos Almeida.pdf | PDF - Danielly Silva Ramos Almeida | 709.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.