Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9595
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Sérgio Fernandes Dias dos-
dc.date.accessioned2016-05-03T18:48:07Z-
dc.date.available2016-05-03T18:48:07Z-
dc.date.issued2016-04-29-
dc.identifier.otherCDD 370.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9595-
dc.descriptionSANTOS,Sérgio Fernandes Dias dos. A utilização do audiovisual como intervenção metodológica no processo de ensino e aprendizagem. 2015. 38f. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA ciência e a tecnologia, através da velocidade das informações, têm atravessado barreiras e atingindo diretamente quase todos os setores da sociedade, inclusive as salas de aula, tornando importante a existência de pesquisas que busquem entender as transformações do século XXI. O objetivo deste trabalho foi compreender qual a importância da utilização do audiovisual como intervenção metodológica no processo de ensino e aprendizagem, a partir do experimento vivenciado por discentes e docentes durante a construção do projeto Mestres da Educação 2013. A pesquisa se aproximou de um estudo de caso, e sua metodologia se pautou na aplicação de questionários, consulta bibliográfica sob o viés da semiótica, pesquisa eletrônica digital e no pragmatismo que culminou com o exercício prático no campo a partir da utilização de equipamentos de áudio e vídeo. O registro imagético foi realizado por alunos da Escola Estadual Imaculada Conceição, durante as aulas da disciplina de Geografia. Eles registraram em audiovisual a problemática do lixo doméstico no bairro de Jacaré, em Cabedelo–PB. O exercício prático evidenciou a necessidade de dar aos discentes a oportunidade de mostrarem seu olhar acerca de temas que estão diretamente ligados ao seu cotidiano. Como resultado, foi construído um vídeo que passa a servir de apoio pedagógico aos docentes da unidade de ensino. Constatou-se, ainda, que a inserção dos recursos audiovisuais no cotidiano escolar é importante para o ensino-aprendizagem, sendo a prática o elo que torna palpável as ideias concebidas pelos alunos durante as aulas teóricaspt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria José Candido Barbosapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectRegistro imagéticopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleA utilização do audiovisual como intervenção metodológica no processo de ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sérgio Fernandes Dias dos Santos.pdfPDF - Sérgio Fernandes Dias dos Santos759.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.