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dc.contributor.authorLima, Jane Gomes de-
dc.date.accessioned2016-05-03T23:21:36Z-
dc.date.available2016-05-03T23:21:36Z-
dc.date.issued2014-04-09-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9609-
dc.descriptionLima, J. G. de. Atendimento educacional especializado: uma reflexão sobre o uso das tecnologias assistivas em uma escola do município de Campina Grande-PB. 2014. 51f. Monografia (Especialização em Formação de Professores da Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho monográfico temos como objetivos: conhecer as Tecnologias Assistivas presentes na sala de Recursos Multifuncionais em uma escola do município de Campina Grande- PB, observando quais aspectos da aprendizagem são facilitados pelo uso desses recursos. Buscou-se identificar quais os recursos da Tecnologia Assistiva educacional estão presentes na sala de recursos da escola campo da pesquisa e refletir sobre o uso das Tecnologias Assistivas na melhora do desempenho dos alunos com necessidades educativas especiais. Para tal, coletamos os dados através de questionários e observação participante, ambos importantes componentes da realização de uma pesquisa qualitativa. A amostra da pesquisa foi obtida de três professoras da referida escola. As reflexões se fundamentaram em referências sobre as Tecnologias Assistivas tomando como base a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (2008) e na teoria referente às Tecnologias Assistivas. Partimos da definição de Tecnologia a luz do pensamento de Cook e Hussey, (1995) que define a tecnologia assistiva como “ uma ampla gama de equipamentos, serviços e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências.” E do Comitê de Ajudas Técnicas- CAT (2006 ) que considera a Tecnologia Assistiva como uma área do conhecimento,de características interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços com objetivos para promover a funcionalidade, relacionada a atividade e participação de pessoas com deficiência. Verificou-se que a principal orientação para o Atendimento Educacional Especializado a pessoas com necessidades especiais é estimular sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. No que se refere às considerações feitas pelas pedagogas, destacamos a ideia de que as atividades diversificadas, individualizadas especifica para cada necessidade são de fundamental importância para que os alunos do Atendimento Educacional Especializado progridam no desempenho educacional e na conquista da autonomia social.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Lúcia Serafimpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.titleAtendimento educacional especializado: uma reflexão sobre o uso das tecnologias assistivas em uma escola do município de Campina Grande-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - FPEB - Monografias

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