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dc.contributor.authorPaiva, Luciana Aretuza Pereira-
dc.date.accessioned2016-05-03T23:24:16Z-
dc.date.available2016-05-03T23:24:16Z-
dc.date.issued2014-03-31-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9610-
dc.descriptionPaiva, L. A. P. Educação inclusiva: entre os discursos proclamados e a realidade vivenciada. 2014. 54f. Monografia (Especialização em Formação de Professores da Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo analisar os discursos de professores em relação à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação infantil. Buscamos a historicidade que versa tal temática e fizemos uma interlocução com os documentos oficiais, as legislações vigentes e autores como Mantoan (2004), Carneiro (2005), Dorziat (2006), Glat (2007), Frison (2008), entre outros. A investigação foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa, cujos participantes foram 5 professores, que atuam na educação infantil. As técnicas utilizadas para a produção dos dados foram: observações livres e aplicação de um questionário com questões abertas. Os dados da observação foram registrados em diário de campo e analisados com base na técnica de analise de conteúdo. A investigação revelou que os professores acreditam nas potencialidades das crianças e consideram de fundamental importância matricular as crianças com necessidades educativas especiais no ensino regular, porém não se sentem preparados para atuar na educação inclusiva, muito embora reconheçam a importância da inclusão. Argumentam também, que a formação acadêmica foi insuficiente e inconsistente, pois não foram construídos conhecimentos satisfatórios para que pudessem desenvolver uma prática efetiva e eficaz para proporcionar a essas crianças uma aprendizagem significativa e um desenvolvimento integral. Os professores também afirmam a importância das formações continuadas, uma vez que estas permitem a ampliação dos seus conhecimentos, possibilitando uma maior segurança na sua prática pedagógica, sendo necessária uma reestruturação educacional e uma articulação entre os segmentos, educação, família, saúde e poder público, para que o trabalho torne-se coletivo e plural, onde todos se sintam corresponsável pela efetivação da educação inclusiva.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Lenilda Cordeiro de Macêdopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_BR
dc.titleEducação inclusiva: entre os discursos proclamados e a realidade vivenciadapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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