Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9610
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Paiva, Luciana Aretuza Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-03T23:24:16Z | - |
dc.date.available | 2016-05-03T23:24:16Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-31 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9610 | - |
dc.description | Paiva, L. A. P. Educação inclusiva: entre os discursos proclamados e a realidade vivenciada. 2014. 54f. Monografia (Especialização em Formação de Professores da Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo analisar os discursos de professores em relação à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação infantil. Buscamos a historicidade que versa tal temática e fizemos uma interlocução com os documentos oficiais, as legislações vigentes e autores como Mantoan (2004), Carneiro (2005), Dorziat (2006), Glat (2007), Frison (2008), entre outros. A investigação foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa, cujos participantes foram 5 professores, que atuam na educação infantil. As técnicas utilizadas para a produção dos dados foram: observações livres e aplicação de um questionário com questões abertas. Os dados da observação foram registrados em diário de campo e analisados com base na técnica de analise de conteúdo. A investigação revelou que os professores acreditam nas potencialidades das crianças e consideram de fundamental importância matricular as crianças com necessidades educativas especiais no ensino regular, porém não se sentem preparados para atuar na educação inclusiva, muito embora reconheçam a importância da inclusão. Argumentam também, que a formação acadêmica foi insuficiente e inconsistente, pois não foram construídos conhecimentos satisfatórios para que pudessem desenvolver uma prática efetiva e eficaz para proporcionar a essas crianças uma aprendizagem significativa e um desenvolvimento integral. Os professores também afirmam a importância das formações continuadas, uma vez que estas permitem a ampliação dos seus conhecimentos, possibilitando uma maior segurança na sua prática pedagógica, sendo necessária uma reestruturação educacional e uma articulação entre os segmentos, educação, família, saúde e poder público, para que o trabalho torne-se coletivo e plural, onde todos se sintam corresponsável pela efetivação da educação inclusiva. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Lenilda Cordeiro de Macêdo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva: entre os discursos proclamados e a realidade vivenciada | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - FPEB - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Luciana Aretuza Pereira Paiva.pdf | 967.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.