Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/963
Título: O estudo da geometria plana através de canudos: fazendo e aprendendo
Autor(es): Corrêa, Ulisses Luiz Duarte
Palavras-chave: Recurso didático
Geometria
Educação matemática
Data do documento: 18-Jun-2013
Resumo: Por considerarmos a Geometria parte indispensável no ensino da Matemática, realizamos esse trabalho visando analisar se através da construção de polígonos usando canudos os alunos teriam mais facilidade de perceber os elementos da Geometria e entender algumas definições geométricas. Para isso, realizamos uma pesquisa com uma turma de sétimo ano do ensino fundamental. Essa pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Reitor Edvaldo do Ó, na cidade de Campina Grande, Paraíba, na forma de Oficina Os Canudos no ensino da Geometria Plana. Esta se deu em dois encontros, nos quais foram construídos triângulos e quadriláteros de diferentes tipos. A partir das construções trabalhamos definições, conceitos e propriedades. Avaliamos como satisfatório o resultado quanto à contribuição dos Canudos como recurso metodológico. Falando em termos de processo de aprendizagem, nosso objetivo principal, concluímos que usar os Canudos como recurso facilitou a compreensão e contribui para tal. Após o trabalho, a maioria dos alunos que participou da Oficina foi capaz de identificar e diferenciar os tipos de triângulos, entre outros fatores.
Descrição: CORREA, U. L. D. O estudo da geometria plana através de canudos: fazendo e aprendendo. 2013. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/963
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ulisses Luiz Duarte Corrêa.pdfPDF - Ulisses Luiz Duarte Corrêa1.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.