Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9634
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Izabel Cristina Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-05T12:38:00Z | - |
dc.date.available | 2016-05-05T12:38:00Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9634 | - |
dc.description | ALVES, Izabel Cristina Pereira. Processos educacionais e psicológicos na construção das identidades surdas: subjetividade em devir. 2014. 34f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo investiga os processos educacionais e psicológicos na construção das identidades surdas, e caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e descritiva. Utiliza-se o levantamento bibliográfico como instrumento de coleta de dados, elencando 20 obras publicadas nos últimos 12 anos, que tratam o tema e que formam a base bibliográfica de consulta e análise desta pesquisa. Inclui-se também a experiência vivenciada numa instituição pública no município de João Pessoa/ PB, responsável pelas políticas de educação especial na Paraíba. Para o tratamento dos dados, utiliza-se a análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontam que a falta de reconhecimento da cultura surda, do seu desenvolvimento linguístico e processo identitário, estão muito presentes no contexto educacional, com repercussão no psicológico dessas pessoas. Tais aspectos têm levantado várias discussões e estudos, levando a uma reflexão mais profunda sobre esses sujeitos, tendo em vista a promoção dos avanços na educação dos surdos, assim como espaços interativos de aprendizagem. Estes permitirão o rompimento das distâncias entre surdos e ouvintes. Pressupõe-se um devir, que se constitui de forma espiralada, por se tratar de um processo de construção e desconstrução de subjetividades. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Nilvanda Dantas Brandão | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.title | Processos educacionais e psicológicos na construção das identidades surdas: subjetividade em devir | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Izabel Cristina Pereira Alves.pdf | PDF - Izabel Cristina Pereira Alves.pdf | 429.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.