Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9635
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Fernanda Domingos Martins | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-05T12:38:26Z | - |
dc.date.available | 2016-05-05T12:38:26Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9635 | - |
dc.description | SILVA, Fernanda Domingos Martins. Biblioteca escolar como ambiente de incentivo à leitura. 2014. 62f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A questão da leitura sempre foi bastante abordada por vários estudiosos. Sabendo da sua importância para a vida de qualquer pessoa, buscou-se utilizar o ambiente da biblioteca como um espaço de incentivo à leitura dos alunos das escolas públicas. O referido trabalho teve como objetivo principal propor medidas que possam aproximar o aluno à biblioteca escolar, assim como, analisar como a leitura é trabalhada e incentivada em sala de aula. Para tanto, foram utilizadas algumas pesquisas bibliográficas, como: Freire (1989), Minayo (2009), Richardson (1985), Faria (2005), entre outros. A pesquisa bibliográfica foi realizada com o intuito de compreender as ideias de outros autores sobre o tema abordado; já a pesquisa de campo utilizou como instrumento, um questionário aplicado aos professores do ensino fundamental I da Escola Estadual Claudina Mangueira de Moura, que permitiu averiguar as informações necessárias para a conclusão deste trabalho, além de ter havido uma conversa informal com alguns alunos, a fim de compreender as suas concepções relacionadas ao tema em questão. Através da pesquisa, foi possível constatar que a leitura é algo de imensurável importância para qualquer indivíduo, porém não é uma atividade considerada agradável para a maioria dos alunos, mas os professores em sala de aula buscam sempre usar ferramentas para demonstrar o inestimável valor do ato de ler. Foi possível perceber também que a biblioteca escolar, quando bem adaptada e adequada ao público que atende, é o espaço preferido dos educandos, quando trabalhada atividades de leitura | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Soraia Carvalho de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca escolar | pt_BR |
dc.subject | Incentivo a leitura | pt_BR |
dc.title | Biblioteca escolar como ambiente de incentivo à leitura | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Fernanda Domingues Martins Silva.pdf | PDF - Fernanda Domingues Martins Silva | 1.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.