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dc.contributor.authorJustino, Maria das Graças-
dc.date.accessioned2016-05-05T12:41:26Z-
dc.date.available2016-05-05T12:41:26Z-
dc.date.issued2016-05-04-
dc.identifier.otherCDD 370.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9638-
dc.descriptionJUSTINO, Maria das Graças. Relação entre educação, cidadania e exclusão. 2014. 47f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho monográfico, objetiva investigar os motivos da desistência dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do processo de escolarização. Verifica-se que esses jovens e adultos são, em sua grande maioria, oriundos das camadas mais baixas da população e já enfrentam um processo de exclusão social. Ainda, apresentam uma baixa auto-estima resultante das sucessivas tentativas de retomarem os estudos e não conseguirem êxito. As duras jornadas de trabalho que enfrentam, as práticas pedagógicas que não atendem às necessidades de aprendizagem desses alunos, um currículo descontextualizado e excludente, a falta de uma formação adequada aos professores são alguns dos fatores que contribuem para que tenha-se, a cada ano, em todas as escolas brasileiras, um grande número de jovens e adultos que desistem de continuar frequentando a escola. Para melhor compreender essa problemática, na presente pesquisa, que se caracteriza como um estudo de caráter exploratório, foi realizada uma revisão da literatura, especificamente fez-se uma retrospectiva na história da EJA no Brasil, do período colonial até os dias atuais, bem como foi realizada entrevistas semi-estruturadas com alunos com o objetivo de entender os motivos de sua desistência. Tomou-se como base para o referencial teórico, autores como Freire (1996), Paiva (2003), Silva (2012), dentre outros que discutem processos de escolarização na Educação de Jovens e Adultos. Conclusivamente, no Brasil as políticas públicas para a EJA não são suficientes nem eficazes e, ainda, as propostas desenvolvidas para essa modalidade de ensino não trazem consigo elementos necessários para que esses alunos recuperem a auto-estima perdida e se sintam motivados a prosseguirem com seus estudos. Outra questão preocupante é a falta de qualificação profissional dos professores que atuam na EJA. Todos esses entraves contribuem substancialmente para os altos índices de evasão que essa modalidade de ensino apresentapt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Valdecy Margarida da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectAutoestimapt_BR
dc.titleRelação entre educação, cidadania e exclusãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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