Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9641
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Flávia Izabele de | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-05T12:44:25Z | - |
dc.date.available | 2016-05-05T12:44:25Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.358 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9641 | - |
dc.description | SOUSA, Flávia Izabele de. O uso das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica. 2014. 45f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho objetiva discutir sobre as novas tecnologias no cenário educacional. Baseia-se na percepção de que o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação traz para o processo do ensino e da aprendizagem um conjunto significativo de alterações, desde os suportes materiais e as metodologias, até os modelos conceituais da aprendizagem. Pergunta-se, então: como utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação para melhorar o processo ensino-aprendizagem? O objetivo foi de investigar práticas pedagógicas efetivas que melhorem a qualidade do processo de ensino e de aprendizagem, verificando a função e a importância dos recursos tecnológicos no processo. Os dados foram coletados por meio de um questionário sobre o uso das TICS na prática pedagógica, dirigido aos educadores das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Odilon Alves Pedrosa e Joaquim Braz Pereira, onde se faz uma reflexão sobre o uso das tecnologias nas escolas, ressaltando sua importância para aumentar o interesse, a participação e a motivação dos alunos, uma aprendizagem mais significativa e aulas produtivas e dinâmicas, para facilitar a problematização dos conteúdos. Evidencia-se, também, a necessidade de formação e do aperfeiçoamento dos educadores quanto ao uso das tecnologias da informação e comunicação para que eles assumam o papel de facilitadores da construção do conhecimento pelo estudante, e não, meros transmissores de informações. Conclui-se que o uso das tecnologias contribui sobremaneira para a produção do conhecimento e a melhoria do processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Cecília Telma Alves Pontes de Queiroz | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.title | O uso das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Flávia Izabele de Sousa.pdf | PDF - Flávia Izabele de Sousa | 1.34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.