Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9648
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vasconcelos, Ideilton de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-05T13:20:22Z | - |
dc.date.available | 2016-05-05T13:20:22Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.27 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9648 | - |
dc.description | VASCONCELOS, Ideilton de Souza. Os laboratórios de ciências nas escolas públicas estaduais e sua utilização. 2014. 37f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo aqui analisado, parte do princípio que, são poucos os professores da área de exatas e ciências da natureza, do nível médio da rede pública estadual, que fazem o uso do laboratório experimental de ciências em suas escolas. Portanto, é de grande importância descobrir o que motivou esses professores a utilizarem os laboratórios de suas escolas diante das inúmeras barreiras encontradas. Esse estudo objetivou conhecer as motivações e dificuldades na utilização do laboratório de Ciências pelos professores das escolas públicas estaduais da cidade de Cabedelo/PB e suas implicações na redefinição de sua identidade enquanto professor. Esse estudo foi realizado com professores que ministram as disciplinas de Biologia, Física, Química e Matemática de três escolas estaduais na cidade de Cabedelo/PB, através da aplicação de questionários com perguntas objetivas e subjetivas onde foram feitas perguntas que norteiam o uso dos laboratórios de ciências em suas escolas e sobre o que mudou no modo de pensar e agir enquanto professores. Os resultados aqui alcançados nos dá uma ideia de como anda o ensino das disciplinas das áreas em estudo, relacionados a essas escolas. Isso nos levou a conclusões que, o nosso sistema educacional precisa ser reformulado com urgência. E no que diz respeito ao uso do laboratório o qual é extremamente importante na formação do aluno, precisa-se repensar com responsabilidade, através de critérios rigorosos e analíticos para uma possível mudança no modo de utilizar esse recurso tão importante para o desenvolvimento das ciências e da educação em nosso país. Não é mais aceitável que os laboratórios das escolas públicas se tornem locais desocupados, desanimados ou que sirvam de depósitos. Precisamos mudar essa realidade, e tornar os nossos laboratórios em ambientes de pesquisa e de desenvolvimento científico | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Francisco Jaime Bezerra Mendonça Júnior | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Práticas de ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Laboratório de ciências | pt_BR |
dc.title | Os laboratórios de ciências nas escolas públicas estaduais e sua utilização | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ideilton de Souza Vasconcelos.pdf | PDF - Ideilton de Souza Vasconcelos | 516.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.