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dc.contributor.authorVasconcelos, Ideilton de Souza-
dc.date.accessioned2016-05-05T13:20:22Z-
dc.date.available2016-05-05T13:20:22Z-
dc.date.issued2016-05-04-
dc.identifier.otherCDD 371.27-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9648-
dc.descriptionVASCONCELOS, Ideilton de Souza. Os laboratórios de ciências nas escolas públicas estaduais e sua utilização. 2014. 37f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO estudo aqui analisado, parte do princípio que, são poucos os professores da área de exatas e ciências da natureza, do nível médio da rede pública estadual, que fazem o uso do laboratório experimental de ciências em suas escolas. Portanto, é de grande importância descobrir o que motivou esses professores a utilizarem os laboratórios de suas escolas diante das inúmeras barreiras encontradas. Esse estudo objetivou conhecer as motivações e dificuldades na utilização do laboratório de Ciências pelos professores das escolas públicas estaduais da cidade de Cabedelo/PB e suas implicações na redefinição de sua identidade enquanto professor. Esse estudo foi realizado com professores que ministram as disciplinas de Biologia, Física, Química e Matemática de três escolas estaduais na cidade de Cabedelo/PB, através da aplicação de questionários com perguntas objetivas e subjetivas onde foram feitas perguntas que norteiam o uso dos laboratórios de ciências em suas escolas e sobre o que mudou no modo de pensar e agir enquanto professores. Os resultados aqui alcançados nos dá uma ideia de como anda o ensino das disciplinas das áreas em estudo, relacionados a essas escolas. Isso nos levou a conclusões que, o nosso sistema educacional precisa ser reformulado com urgência. E no que diz respeito ao uso do laboratório o qual é extremamente importante na formação do aluno, precisa-se repensar com responsabilidade, através de critérios rigorosos e analíticos para uma possível mudança no modo de utilizar esse recurso tão importante para o desenvolvimento das ciências e da educação em nosso país. Não é mais aceitável que os laboratórios das escolas públicas se tornem locais desocupados, desanimados ou que sirvam de depósitos. Precisamos mudar essa realidade, e tornar os nossos laboratórios em ambientes de pesquisa e de desenvolvimento científicopt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Francisco Jaime Bezerra Mendonça Júniorpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLaboratório de ciênciaspt_BR
dc.titleOs laboratórios de ciências nas escolas públicas estaduais e sua utilizaçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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