Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9654
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrito, Marcilon Rodrigues-
dc.date.accessioned2016-05-06T13:01:09Z-
dc.date.available2016-05-06T13:01:09Z-
dc.date.issued2014-07-10-
dc.identifier.otherCDD 401.41-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9654-
dc.descriptionBrito, M. R. Leituras dialógicas de charges: uma experiência didática com alunos do 3º ano do Ensino Médio. 2014. 55f. Monografia (Especialização em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractNesta pesquisa, vinculada ao tipo de pesquisa-ação, propusemos a realização de leituras dialógicas de charges numa proposta educativa para alunos do 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Novo Milênio, situado na cidade de Campina Grande – PB. Partimos da seguinte questão-problema: qual o impacto, no tocante à formação de sujeitos leitores críticos, de ações didáticas que tenham o gênero charge como foco de discussão em aulas de leitura no Ensino Médio? Do ponto de vista dos objetivos assumidos destacamos como geral formar leitores críticos por meio de charges e específicos: refletir sobre a concepção dialógica da linguagem, instigar o aluno a conhecer o funcionamento da nossa língua por meio do gênero charge e proporcionar uma discussão crítica sobre os discursos mostrados no gênero em estudo, possibilitando, em aulas de leitura, a formação de sujeitos reflexivos. Nosso trabalho é pautado, bibliograficamente, na Análise Dialógica do Discurso (ADD), Bakhtin e o Círculo, e tem como objeto de estudo comentários escritos dos alunos sobre as charges trazidas no contexto da ação didática empreendida. Os resultados obtidos apontam que os comentários dos alunos mostraram-se num princípio evolutivo considerável, buscando, dialogicamente, em outros discursos uma interação de conhecimentos que foi além do esperado, para tanto, se relacionando com novas fontes de informação, construindo, assim, uma dialogicidade com outras fontes, outros textos e outros enunciados já citados, tanto na mídia como nas aulas, e até em conversas de amigos, numa espécie de compartilhamento de saberes e informações.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Manassés Morais Xavierpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDialogismopt_BR
dc.subjectChargept_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLíngua - Comunicaçãopt_BR
dc.titleLeituras dialógicas de charges: uma experiência didática com alunos do 3º ano do Ensino Médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - LP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcilon Rodrigues Brito.pdf5.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.