Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/967
Título: Avaliação de uma empresa do setor gráfico a partir do modelo das cinco forças de Porter (1979)
Autor(es): Sales, Alcineia Santos
Palavras-chave: Avaliação
Cinco forças de Porter
Setor Gráfico
Data do documento: 30-Jun-2013
Resumo: Este artigo discute o modelo das cinco forças competitivas de Michael Porter (1979) no setor gráfico de Guarabira-PB. Para tal, é feita, inicialmente, uma discussão teórica sobre estratégia, gestão estratégica e competitividade sob diversas argumentações. Em seguida, são apresentadas as visões críticas e aplicações do Modelo das Cinco Forças Competitivas de Porter. O objetivo principal consiste em avaliar a Tipografia e Gráfica Sales e o seu mercado de atuação, tendo como referência as forças competitivas propostas por Michael Porter (1979). A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e de campo, orientada por um questionário adaptado da Escala Servqual, do tipo Likert de 5 pontos, proposto por Terra (2000), em que se busca o levantamento dessas cinco forças: Entrantes potenciais; poder de negociação dos fornecedores; poder de negociação dos clientes; ameaça de substituição e intensidade da rivalidade entre os concorrentes existentes. Como resultados tem-se que, a força de maior influência na organização em estudo trata-se da intensidade da rivalidade entre os concorrentes existentes, oferecendo subsídios para que a organização implemente e execute ações concretas que poderão torná-la mais competitiva no mercado.
Descrição: SALES, Alcineia Santos. Avaliação de uma empresa do setor gráfico a partir do modelo das cinco forças de Porter (1979). 2011. 20f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Administração)-Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/967
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alcineia Santos Sales.pdfAlcineia Santos Sales229.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.