Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9670
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Joelda Ferreira de-
dc.date.accessioned2016-05-06T16:20:36Z-
dc.date.available2016-05-06T16:20:36Z-
dc.date.issued2016-05-06-
dc.identifier.otherCDD 370.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9670-
dc.descriptionLIMA, Joelda Ferreira de. O uso das novas tecnologias no ensino de química na Escola estadual de ensino fundamental e médio Carlos Chagas. 2014. 57f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.pt_BR
dc.description.abstractAo longo do tempo ficou evidenciado que o ensino de Química, da maneira como vem sendo ministrado, não está sendo suficiente para que os alunos demonstrem envolvimento e aprendizado da disciplina e efetivamente compreendam-na como Ciência presente nas suas vidas. Um dos fatores para que ocorra o desinteresse pela mesma é que a maioria das aulas ministradas por boa parte dos docentes são apenas teóricas e pouco dinâmicas. Alguns estudos demonstram que as aulas práticas produzem um relevante desenvolvimento na aprendizagem dos alunos. As novas tecnologias de comunicação levam a educação a uma nova dimensão. Em favor disso, esse trabalho irá procurar, dentro das suas limitações, fazer uso das Novas Tecnologias no Ensino de Química na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Chagas, estimular o aluno a fazer uso dos Recursos Tecnológicos para seu desenvolvimento acadêmico, instigar o discente a pesquisar e aplicar suas descobertas tecnológicas nas aulas de Química. As aulas serão ministradas com metodologia de exposições e diálogos, bem como também “virtualmente práticas” utilizando computador, data show, celulares, pen drive, câmeras digitais e tablets. Além disso, serão ministradas aulas teóricas (expositivas dialogadas) com o objetivo de comparar com as “virtualmente práticas” (aulas usando tecnologias, como tablet, computador, etc.). Nessa pesquisa procuramos mostrar que o uso das TIC’s contribuiu positivamente para o aprendizado dos alunos (as) de forma a promover além de conhecimento científico, também uma postura mais reflexiva quanto ao seu uso, pois os mesmos descobriram a funcionalidade e importância de algumas tecnologias, porém usadas no tempo certo e hora certa. Diante dos resultados obtidos, recomenda-se no desenvolvimento do Processo de Ensino Aprendizagem, atrelar, ao máximo, aulas teóricas a aulas que utilizem os recursos das Novas Tecnologias (TIC’s), pois este procedimento facilita a melhor compreensão dos conceitos Químicos e suas aplicações no cotidiano, em que podemos observar que ocorreu a inter-relação da ciência com a tecnologia para a melhoria do aprendizado dos discentespt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Soraia Carvalho de Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectMetodologias Alternativaspt_BR
dc.subjectNovas Tecnologiaspt_BR
dc.titleO uso das novas tecnologias no ensino de química na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Chagaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joelda Ferreira Lima.pdfPDF - Joelda Ferreira Lima4.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.